Documentário “O Lado Negro de Venâncio” será lançado neste sábado

Olá Jornal
agosto13/ 2022

Neste sábado, 13, será lançado em Venâncio Aires o documentário “O lado negro de Venâncio”, produzido pelo ator, escritor e produtor de conteúdos afros Sérgio Rosa. O longa-metragem possui cerca de 2h20min de duração, com elenco composto por mais de 100 pessoas e conta com diversos elementos, como entrevistas, dramatização e coreografias.

O evento de lançamento ocorre na Sociedade de Leituras, com entrada franca, a partir das 19h30min. A produção é do grupo Afrocena de Venâncio Aires.

De acordo com o produtor artístico, a ideia do documentário surgiu a partir do sentimento de invisibilidade que se percebeu nos negros que vivem em Venâncio Aires.

Nesta segunda-feira, 08, os organizadores da produção participaram da sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio, para realizar o convite oficial aos parlamentares e comunidade. Rosa e a assessora Jaqueline Santos realizaram o convite para participação do lançamento. “Precisamos municipalizar a pauta do racismo. Este documentário é a oportunidade para ouvir a voz da comunidade negra de Venâncio Aires. E juntos pensar políticas públicas,” destacou Jaqueline.

O diretor afirma que é fundamental descontruir o racismo existente na sociedade. “Foram quatro meses de trabalho para produzir o documentário. Se um fala sobre algo, é colocado em dúvida, mas quando mais de 100 se levantam para falar de algo, de fato ele existe. Precisamos desconstruir esse racismo tão presente na nossa sociedade.”

Após o lançamento do documentário, a produção será disponibilizada no canal oficial do produtor e será divulgado nas escolas.

HISTÓRICO
Sérgio Rosa possui mais de 20 anos de experiência como ator e ressalta: “Trabalhar com arte, poder proporcionar emoção e reflexão através daquilo que tu faz é gratificante”. No currículo de Rosa estão os filmes 360 (2008), Idade da Pedra (2010), Um sorriso negro (2011), Presente de Natal (2021), Sou quilombo (2021) e 20×50 (2021). No teatro, Rosa esteve em cartaz por mais de 10 anos com o espetáculo Papelito.

Olá Jornal