Diversificada programação marca presença do Sicredi na Expoagro Afubra 2022

Olá Jornal
março22/ 2022

De 23 a 26 de março, durante a 20ª Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, Rio Pardo (RS), uma diversificada programação vai marcar a participação do Sicredi. Para a Casa Sicredi (localizada no Lote 267 do Parque de Exposições) na quarta-feira, 23 de março, estão programadas as demonstrações de dois aplicativos. A Elysios Agricultura vai apresentar, das 10 às 11 horas, o Caderno de Campo Digital, que auxilia na gestão e agrega valor na produção de alimentos. Já a ACNF Agro vai mostrar, das 19 às 20h30, uma ferramenta off-line que emite Nota Fiscal eletrônica (NF-e).

​No mesmo espaço, na quinta-feira, dia 24, das 9 às 11 horas, acontece o lançamento de um projeto do Sebrae desenvolvido com agroindústrias associadas. Das 11 às 12 horas, a assessora de Investimentos da Sicredi Vale do Rio Pardo, Raquel Gressler, vai conversar sobre a temática Como estou me preparando para o meu futuro, durante reunião das cooperativas da agricultura familiar. Já das 19 às 20h30, o local vai sediar a reunião com associados estratégicos que trabalham com gado de corte e leite.

​Na sexta-feira, dia 25, das 10 às 11h, o assunto em pauta será a energia fotovoltaica no campo, com o supervisor Regional da Micro Região 3 e assistente técnico da Emater, Cláudio Motta. Para quem tiver dúvidas sobre a cadeia de energia solar no Rio Grande do Sul, das 11 às 12h10 e das 13h30 às 14h30, o professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e presidente do Programa RS Solar, Tiago Cassol Severo, vai estar à disposição dos visitantes na Casa Sicredi.

​Ainda na sexta, a pecuária de leite e de corte vai estar, mais uma vez, em evidência, das 15 às 16 horas, com explicação sobre a tecnologia que auxilia na melhor gestão dos negócios. Das 19 às 20h30, será a vez do produtor rural Maurício Piccini falar sobre a sua experiência de Manejo Sustentável na produção de soja. No dia do encerramento da feira, sábado, dia 26, das 10 às 11 horas, a Casa Sicredi apresenta um trabalho de consultoria desenvolvido por jovens empreendedores com um drone pulverizador.

​Desafio – Na quinta-feira, 24, das 9 às 12 horas, a Sicredi Vale do Rio Pardo promove a Arena de Inovação – Desafio Coopes, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), dentro do Parque da Expoagro Afubra, com a participação de cerca de 60 estudantes do 8º e 9º Anos das Cooperativas Escolares incentivadas pela instituição. O objetivo é provocar o pensamento crítico, arrojado e o olhar da economia criativa, aliado ao Programa Cooperativas Escolares, que tem como estrutura uma trilha cooperativa com uma abordagem metodológica baseada no pensamento de jogos – Cooperlândia. ​

Durante o desafio, os participantes vão fazer a revisão do objeto de aprendizagem da sua Cooperativa Escolar, com o intuito de revisar a escolha ou aprimorar o processo de aprendizagem. A proposta é desenvolver três encontros em 2022, com o início durante a Expoagro Afubra e encerramento em evento maior de compartilhamento das propostas. A iniciativa conta com a parceria do Sebrae, Inova-RS, Pulpo Assessoria, meuResíduo e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

​Seminário – Como parte da programação da Casa Sicredi, a Sicredi Vale do Rio Pardo apresenta a linha de crédito Mais Água, Mais Desenvolvimento, durante o Seminário de Conservação do Solo e Preservação das Águas na Agricultura Familiar, que acontece na sexta-feira, 25, no Pavilhão Central da Expoagro, das 14 às 16 horas. A apresentação vai contar com o depoimento do associado Conrado Pufller Kunert sobre Irrigação na Pecuária. O financiamento foi desenvolvido com o objetivo de atender as demandas dos associados que buscam soluções de implantação ou melhoramento de sistemas voltados à captação de água. O seminário tem realização da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) e Sicredi.

CRÉDITO: Four Comunicação/AI SicrediVRP

Olá Jornal