“Divas do SUS” são tema de doutorado de acadêmica paulista

Olá Jornal
setembro28/ 2018

Depois de tornarem-se destaque no Projeto Observatório Saúde em Movimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o grupo formado por mulheres, coordenados pela orientadora física Eliane Turcatto, denominado “Divas do SUS”, recebeu nesta semana a doutoranda de educação física Hidi Jancer Ferreira, aluna da Universidade do Estado de São Paulo (UNESP)  de Rio Claro, na Região Centro-Leste Paulista.

Desde a terça-feira, 25, quando chegou ao município, Hidi, conheceu todo o trabalho realizado por Eliane frente ao objetivo de empoderamento da mulher através do trabalho realizado junto as “Divas do SUS”.

Hidi, estuda na UNESP, mas reside em Poços de Caldas, no estado de Minas Gerais, e conheceu o trabalho realizado em Venâncio Aires, através da divulgação feita pelo Observatório da UFRGS. “Com o tema da minha pesquisa de tese voltado para as formas de produzir saúde através da atividade física e como isso contribui para uma das pessoas, comecei a pesquisar e encontrei o Divas do Sus, e decidi vim para o Sul, conhecer a realidade do trabalho desenvolvido no Município”.

Fazendo parte do grupo de alunos do Programa de Doutorado de Ciência da Motricidade da UNESP, Hidi tem como tema de trabalho “Como a educação física atua no campo da saúde”. A visita á Capital do Chimarrão encerra neste sábado.

Chimarrão

“Eu conhecia só de nome, de estudo da cultura gaúcha, não sabia que aqui vocês tomam chimarrão o dia todo. Mas eu vejo que gaúcho gosta mesmo de chimarrão” foram as palavras de surpresa de Hidi ao conhecer nossa bebida típica, primeira vez que ela tomou o chimarrão.

Olá Jornal