Dia de Combate e Prevenção a Hepatite C mobiliza venâncio-airenses

Guilherme Siebeneichler
julho28/ 2017

O dia 28 de julho, Dia Mundial de Combate à Hepatite, é uma ótima oportunidade para falar sobre um perigo silencioso.Segundo a Organização Mundial de Saúde, as hepatites virais são um dos maiores problemas mundiais de saúde e matam duas vezes mais do que a AIDS. E hoje existem mais de meio bilhão de portadores das Hepatites B e C no mundo.

A hepatite é a principal causadora da maioria dos casos de cirrose, câncer de fígado e dos transplantes desse órgão. A boa notícia é que é possível preveni-la, tratá-la e até mesmo curá-la (medicamentos surgidos nos últimos anos têm apresentado bons resultados inclusive contra o tipo C). Além disso, evidências científicas indicam que é possível alcançar a erradicação mundial dentro de 15 a 20 anos.

A Prefeitura juntamente com o Rotary realizaram, nessa sexta-feira, 28, o Dia de Combate e Prevenção a Hepatite C. Um grupo formado pela Secretaria de Saúde e rotarianos estiveram na Travessa da Praça da Matriz com a Unidade Móvel de Saúde promovendo testes rápidos para diagnóstico da doença. Ao todo 338  pessoas passaram na Unidade Móvel, 200 fizeram o teste para o tipo C e 138 para o tipo B.

O que é hepatite?

Hepatite designa qualquer degeneração do fígado por causas diversas, sendo as mais frequentes as infecções pelos vírus tipo A, B e C e o abuso do consumo de álcool ou outras substâncias tóxicas (como alguns remédios). Enquanto os vírus atacam o fígado quando parasitam suas células para a sua reprodução, a cirrose dos alcoólatras é causada pela ingestão frequente de bebidas alcoólicas – uma vez no organismo, o álcool é transformado em ácidos nocivos às células hepáticas, levando à hepatite.

A transmissão do vírus da hepatite C ocorre pelo contato com sangue contaminado, seja por transfusão ou por contato com objetos contaminados, e também com uso de drogas injetáveis. A transmissão vertical (da mãe para o bebê) é rara, cerca de 5%, e ocorre no momento do parto. O tipo B pode ser prevenido com vacinação em três doses em qualquer idade. A principal forma de contaminação é através de relações sexuais sem proteção.  A hepatite tipo A, transmitida pela água e alimentos contaminados, não se torna crônica e cura espontaneamente em 99% dos casos. Para esta doença também existe prevenção através de vacina para crianças a partir dos 12 meses de idade, disponível na rede pública.

Os principais sintomas da hepatite são: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Saiba como evitar:

Usar preservativo em todas as relações sexuais.

Exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e de piercings.

Não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure.

Não usar lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas.

Não compartilhar agulhas e seringas.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação Venâncio Aires
Guilherme Siebeneichler