Dia da Indústria: setor de oportunidades na cidade

Olá Jornal
maio24/ 2023

Nesta quinta-feira, 25, é celebrado o Dia da Indústria. A data é importante para destacar o papel deste setor na economia do país. É este segmento também que tem puxado as altas na geração de empregos. Em Venâncio Aires, por exemplo, as indústrias registram alta de 46.08% nas contratações. Até março de 2023, o segmento conta com 11.846 trabalhadores contratados.

É na indústria de transformação que ocorre o maior volume de contratações em Venâncio Aires. Os contratos temporários na safra de tabaco movimentam as empresas de processamento. Só elas, registram atualmente 4.731 trabalhadores em estoque. Ainda em destaque estão as indústrias de produção de alimentos. Em Venâncio Aires, o segmento frigorífico concentra 1.350 trabalhadores contratados. Na terceira posição estão as empresas de fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, que juntas contam com 1.237 colaboradores.

No Rio Grande do Sul o setor industrial registra em 2023 alta de 3,01% na geração de postos de trabalho. Até março, segundo o Caged, este setor contava com 737.847 pessoas contratadas. As empresas de Serviços lideram a lista de maiores empregados, com alta de com alta de 1,33%, contabilizando 1.114.910 contratados.

Mas o crescimento das contratações, tanto em território venâncio-airense, como no estado, esbarra na mão de obra qualificada. A pesquisa de Sondagem Industrial RS, realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em abril apontou que futuros investimentos para o setor esbarram ainda na contratação de mão de obra qualificada. A análise do terceiro trimestre mostrou uma melhora das condições financeiras das empresas e menores entraves nas cadeias de suprimentos, mas, ao mesmo tempo, maiores problemas na contratação de a mão-de-obra qualificada. Para os próximos seis meses, as expectativas ficaram menos otimistas, o que afetou a intenção de investir, segundo os pesquisados.

DEMANDA
A realidade para a falta de mão de obra ocorre também na região. Em recente encontro regionalizado da Fiergs, na cidade de Candelária, os empresários destacaram a demanda por trabalhadores. Segundo a gerente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), que acompanhou o encontro, Lisete Stertz, o déficit de trabalhadores é uma realidade em todas as regiões do estado.
“Essa foi uma pauta bastante discutida no encontro regional. Participaram representantes de 10 municípios do Vale e todos apontaram a falta de mão de obra para a contratação. Em todas essas cidades há vagas sobrando, mas faltam trabalhadores qualificados para ocupar esses espaços,” destaca Lisete.

A formação profissional segue sendo um desafio, que poderá ampliar a oferta de trabalhadores preparados para ocupar essas oportunidades, segundo aponta a representante da entidade venâncio-airense. “A exemplo do Senai, que forma trabalhadores técnicos para a indústria, e que vai ampliar a presença em Venâncio, outros programas já estão atuando nesta formação, é o caso do Qualifica Venâncio. Ainda há mais espaço para formação profissional e boas oportunidades nas indústrias da nossa cidade,” conclui.

Olá Jornal