Detentos vão confeccionar enfeites de Natal

Janine Niedermeyer
julho29/ 2016

Cerca de 50 detentos de quatro galerias da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (PEVA) deverão colaborar na confecção de enfeites natalinos esse ano. A decoração de praças e do centro da Capital do Chimarrão foi tema de encontro nesta quarta-feira, 27, no gabinete do prefeito Airton Artus.

O secretário da Cultura, Thomás Lenz, a secretária-adjunta de Governo, Daiana Nervo, e a psicóloga responsável pela ressocialização de apenados no presídio local, Raquel Campos, debateram a parceria para o Natal 2016.

A proposta da PEVA é produzir enfeites a partir do reaproveitamento de materiais recicláveis. Para isso, mais de mil garrafas pet já estão reservadas na penitenciária e centenas de novas embalagens ficam a disposição no local todos os meses. “Hoje temos um trabalho de artesanato com eles, mas poderíamos focar no Natal e tornar essa atividade ainda mais produtiva”, sugere Raquel Campos.

O objetivo é agregar novos voluntários e clubes de serviço para pensar em conjunto na decoração da cidade. Para tanto, nos próximos dias, um encontro com artesãos e decoradores voluntários deverá sugerir os modelos e artigos a serem produzidos pelos presidiários. (AI PMVA)

Janine Niedermeyer