Desfile da 38ª Oktoberfest: uma celebração da cultura germânica

Olá Jornal
outubro21/ 2023

O Desfile da 38ª Oktoberfest é um dos momentos mais aguardados e emocionantes da festa em Santa Cruz do Sul. Neste ano, o desfile trouxe grandes novidades, como a presença do carro da Agricultura Familiar, além de uma renovação estética nos carros alegóricos.

O tema deste ano foi “Nossa história, nosso futuro”, explorando as raízes da imigração alemã e as conquistas dos pioneiros que chegaram na região. A comissão organizadora do desfile decidiu dividir o tema em nove verbos, representados nos carros alegóricos. Ao longo de dois domingos, dias 08 e 15, o público conferiu um espetáculo a céu aberto. A projeção da organização é de mais de 80 mil pessoas acompanhando os dois desfiles.

Com mais de duas décadas e 200 alegorias no currículo, Sérgio Ávila é o diretor artístico dos desfiles.

Segundo ele, toda a preparação para o desfile foi intensa e minuciosa. A equipe responsável passou meses pesquisando, desenhando e construindo os carros alegóricos. Entre janeiro e maio, realizam um trabalho de pesquisa para pensar o desfile e as alegorias. “Em dois meses a gente fica só na estrutura dos carros. Depois a gente passa a lapidar um pouco mais, começamos as esculturas, a gente faz a parte, os aproveitamentos de material, outras oficinas, outras pessoas fazendo dentro do pavilhão. A gente vai armazenando, guardando esse material para que depois a gente coloque nos carros,” explica Ávila.

Para o responsável artístico dos desfiles, o mês de outubro é o carro-chefe da sua atuação profissional. “Outubro é hoje o meu trabalho de vida. Tanto emocional como profissional. Porque depois eu emendo Natal. Mas a Outubro é uma festa de grande responsabilidade que vai pro mundo inteiro. A terceira maior festa do mundo,” destaca.

PRÓXIMA EDIÇÃO
Para a 39ª Oktoberfest a preparação dos desfiles já iniciaram. Isso porque, em 2024, o Rio Grande do Sul celebra os 200 anos de imigração alemã. Conforme Ávila, o desfile da festa da alegria será maior, buscando enaltecer as tradições dos imigrantes. “Vai ser um desfile que tem a tendência de ser 30% maior do que esse ano. Então, já imaginei que vai ter mais alegorias, mais tripés, mais história pra contar dos 200 anos. Vamos lá no passado mesmo, na chegada. É bem primitivo, bem de raiz. Será um grande desafio, que irá inclusive contar com a participação das cidades da região,” revela.

VENÂNCIO
Neste ano o trabalho do alfaiate venâncio-airense Jorge Santos, faz parte dos desfiles da 38ª Oktoberfest. O profissional foi o responsável pela confecção das roupas utilizadas ao longo do desfile pela comissão organizadora. Passa também pelo talento do profissional as vestimentas do coordenador artístico do cortejo.

Olá Jornal