Deputados e representantes do Governo do RS aguardam credenciamento na COP10

Olá Jornal
fevereiro05/ 2024

O primeiro dia oficial da 10ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP10) que ocorre na Cidade do Panamá a partir desta segunda-feira, 05, foi de busca por acesso ao evento. Deputados estaduais e federais, representantes do Governo do Estado, prefeitos, jornalistas e representantes de entidades ligadas a produção de tabaco seguem aguardando o credenciamento para acompanhar a conferência que segue até sábado, 10.

Na manhã deste primeiro dia a comitiva de parlamentares, além representantes de entidades como Afubra, Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco e SindiTabaco aguardavam em frente ao Centro de Convenções do Panamá um possível credenciamento. A Embaixada do Brasil no Panamá se envolveu nas negociações por acesso dos deputados e membros da comitiva do Rio Grande do Sul.

A expectativa é de retorno sobre o credenciamento até o fim do dia. Uma reunião na noite desta segunda-feira, 05, entre os deputados estaduais Marcus Vinícius de Almeida (PP), Edivilson Brum (MDB), Zé Nunes (PT) e Silvana Covatti (PP) e o embaixador Carlos Henrique Moojen de Abreu e Silva busca detalhar as demandas e a busca por participação na COP10.

Durante entrevista ao Olá Jornal na manhã desta segunda-feira, o deputado estadual Marcus Vinícius, que lidera a comitiva e preside a subcomissão da COP10 na Assembleia Legislativa, relatou as primeiras horas da agenda. “Abriu uma nova possibilidade de credenciamento, intermediada com a Embaixada do Brasil, mas ainda não temos retorno. Vamos ficar aqui o tempo que for preciso para não deixar que decisões da COP prejudiquem a produção do nosso estado e dos produtores gaúchos,” afirma.

O deputado federal Heitor Schuch (PSB) destacou o sentimento de frustração frente ao não credenciamento de políticas e representantes dos produtores. “Sentimento é de constrangimento, a COP quer falar só para ela, não quer que os deputados, produtores, municípios, acompanhem o debate. Simplesmente fomos barrados deste evento.”

Além de Schuch acompanham também os deputados federais, Marcelo Moraes (PL), Covatti Filho (PP) e o catarinense Rafael Pezenti (MDB).

A jornalista Janine Niedermeyer acompanha direto da Cidade do Panamá a COP10 e a MOP3, evento que inicia na segunda-feira, 12, e segue até quinta-feira, 15, que discute o Protocolo Internacional de Combate ao Contrabando de Tabaco.

FOTO: Janine Niedermeyer

Olá Jornal