Deputados estaduais articulam participação na COP10 do Panamá

Olá Jornal
junho05/ 2023

Ao longo dos últimos anos, comissões de deputados da Assembleia Legislativa acompanham as edições da Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, nos países sedes. A participação parlamentar busca garantir diálogo e contato direto com as autoridades brasileiras, em apoio também aos representantes de produtores. Até o momento, pelo menos, cinco deputados estaduais do Rio Grande do Sul manifestaram interesse em participar da COP10, que ocorre neste ano no Panamá, no fim de novembro.

Zé Nunes preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores da Cadeia Produtiva do Tabaco

Conforme o deputado estadual, Zé Nunes (PT), que preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores da Cadeia Produtiva do Tabaco, a lista de integrantes da comitiva do Parlamento Gaúcho ainda está aberta.

“Anunciamos a formação de um grupo de deputados interessados em participar dos debates da COP no Panamá. Este grupo deve aumentar, com a proximidade do evento. É importante participarmos no país sede deste debate, em especial para articular a defesa dos produtores de tabaco do estado. A convenção-quadro é um tratado de saúde e precisamos discutir de forma ampla este tema no estado,” destaca Nunes.

Além de Zé Nunes, já sinalizaram interesse em integrar a comitiva de deputados estaduais, os parlamentares, Edivilson Brum (MDB), Kelly Moraes (PL), Elton Weber (PSB) e Pedro Pereira (PSDB).

Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores da Cadeia Produtiva do Tabaco, Zé Nunes pretende articular encontros em Brasília e participar das reuniões preparatórias do governo brasileiro, para a COP10. Estes encontros devem ocorrer entre os meses de julho e setembro.

FOTO PRINCIPAL: Divulgação/AI SindiTabaco

FOTO DEPUTADO: Guerreiro/AI ALRS

Olá Jornal