A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul iniciou oficialmente, nesta terça-feira, 03, o ano legislativo de 2026 com a eleição do deputado Sergio Peres (Republicanos) para a presidência da Casa. Eleito por consenso, em chapa única, Peres comandará o Legislativo gaúcho no período que se estende de fevereiro de 2026 a janeiro de 2027.
A escolha do novo presidente é resultado de um acordo pluripartidário entre as lideranças, que prevê a alternância da presidência entre as quatro maiores bancadas — MDB, Progressistas, PT e Republicanos — além da divisão proporcional dos cargos da Mesa Diretora e das comissões permanentes.
Ao assumir o comando do Parlamento gaúcho, Sergio Peres anunciou que o municipalismo será a principal bandeira de sua gestão. Segundo o presidente, a pauta é urgente e exige esforço coletivo para a recuperação e o fortalecimento das comunidades locais, especialmente diante do aumento das responsabilidades atribuídas aos municípios ao longo das últimas décadas.
Peres destacou que o município vai além de um espaço administrativo, sendo o local onde a economia se desenvolve, a história é construída e a identidade da população se manifesta. Para ele, é nas cidades que “pulsa o coração do Rio Grande do Sul”, representando a realidade e o pertencimento de mais de 11 milhões de gaúchos.
O presidente também ressaltou que a Constituição Federal de 1988 marcou um avanço histórico ao elevar os municípios à condição de entes federativos autônomos, descentralizando o poder e ampliando o acesso a recursos e políticas públicas. Entre os principais instrumentos decorrentes desse processo, citou o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a municipalização do Sistema Único de Saúde (SUS) e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Apesar dos avanços, Peres afirmou que os recursos destinados às cidades ainda são insuficientes frente ao volume de atribuições assumidas pelas administrações municipais. Segundo ele, prefeitos e vereadores reivindicam uma divisão mais justa das receitas, com maior autonomia fiscal e critérios claros para o custeio das políticas públicas.
Com 497 municípios, o Rio Grande do Sul é o terceiro estado brasileiro com maior número de unidades municipais. Para o novo presidente, esse cenário reforça a necessidade de que o Parlamento estadual volte seus esforços para as demandas locais, colocando os municípios no centro das decisões legislativas ao longo da nova gestão.
MESA DIRETORA
Além de Sergio Peres, a Mesa Diretora será composta por Dr. Thiago Duarte (União) como 1º vice-presidente, Adolfo Brito (PP) como 2º vice-presidente, Vilmar Zanchin (MDB) como 1º secretário, Pepe Vargas (PT) como 2º secretário, Delgada Nadine como 3ª secretária e Paparico Bacchi (PL) como 4º secretário. Os suplentes de secretário serão Delegado Zucco (Republicanos), Luiz Marenco (PDT), Professor Cláudio Branchieri (Podemos) e Gaúcho da Geral (PSD).
