Depois de encontro com prefeito, Sindicato pode convocar greve dos servidores em Venâncio Aires

Olá Jornal
junho22/ 2023

Representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Venâncio Aires estiveram reunidos com o prefeito Jarbas da Rosa e com a vice Izaura Landim, na manhã desta quinta-feira, dia 22, para tratar da reposição das perdas salariais dos servidores. Desde 2020, por conta, principalmente da pandemia do Coronavírus, existe um acumulado de 5,23% de perdas nos ganhos. Contudo, o encontro deste quinta-feira encerrou sem um entendimento entre as partes.

Embora a data-base da categoria seja o mês de janeiro, o Sindicato quer se valer de um acordo informal firmado com o Executivo Municipal para que de fato essas perdas acumuladas no período sejam repostas, em partes, ainda neste ano. “Intenção é garantir ainda em 2023 a reposição de parte desses valores. Justamente, por 2024 ser ano eleitoral e a legislação impõe alguns impedimentos”, destaca o presidente do Sindicato dos Servidores, Júnior Ronan Hendges, que liderou o grupo sindicalista no encontro na sala de reuniões da Prefeitura.

Diante da negativa do governo municipal, uma assembleia da categoria já está marcada para o dia 6 de julho, às 19h, tendo por local o plenário Vicente Schuck da Câmara de Vereadores. No encontro, marcado para o próximo mês, não está descartada a aprovação de uma série de medidas em prol da categoria. “Estará em pauta desde a discussão de um dia de paralisação e mesmo a aprovação do período de greve. A assembleia, por ser soberana, no entanto, vai decidir os próximos passos desse movimento”, argumenta o presidente.

PREFEITURA

Ainda na tarde desta quinta-feira a Prefeitura de Venâncio Aires divulgou informações sobre a reunião entre representantes do Governo Municipal e entidade sindical do funcionalismo. Entre os pontos destacados, a Administração Municipal informa que seguirá negociando. Além disso, a baixa na arrecadação exigirá responsabilidade orçamentária. O Boletim Orçamentário do quadrimestre reforça ainda a estimativa de crescimento da receita anual em 3,9%, enquanto a despesa vem apontando crescimento de 19,8%. Sendo assim, qualquer nova despesa de caráter permanenete, como é o caso da folha de pagamento, é desaconselhada pela equipe econômica.

Confira a íntegra da nota:

Apesar de manter a data-base em janeiro e as negociações tradicionalmente iniciarem no mês de agosto, o Governo Municipal recebeu nesta quinta-feira, 22 de junho, representantes do Sindicato dos Servidores Públicos em busca de reposição salarial. O grupo recebeu informações do prefeito Jarbas da Rosa e da vice Izaura Landim a respeito das reprojeções orçamentárias que não indicam aumento real para o período, apenas a reposição da inflação. O prefeito destacou, no entanto, a intenção de seguir avançando na recuperação de perdas dos governos anteriores, porém em momento apropriado e sem irresponsabilidade com as contas públicas.

O estudo técnico de reprojeção orçamentária foi concluído pela Secretaria da Fazenda nesta semana e aponta déficit de arrecadação, especialmente em tributos, como ICMS e FPM. “De acordo com os relatórios apresentados, só na educação teremos uma queda de R$ 2,3 milhões na receita. Se pensarmos que abrimos uma nova escola e todos os investimentos previstos, não é o momento de fazermos novas despesas. Precisamos acompanhar o cenário nos próximos meses”, explicou o prefeito.

O Boletim Orçamentário do quadrimestre reforça ainda a estimativa de crescimento da receita anual em 3,9%, enquanto a despesa vem apontando crescimento de 19,8%. Sendo assim, qualquer nova despesa de caráter permanenete, como é o caso da folha de pagamento, é desaconselhada pela equipe econômica. Com 39% do orçamento comprometido com pagamento de pessoal, cada 1 ponto percentual de aumento ofertado aos servidores representa em torno R$ 1 milhão de acréscimo na despesa anual. Apesar de, momentaneamente, não garantir aumento real aos servidores, Jarbas da Rosa destaca que segue com canal aberto de conversação com a direção do sindicato e buscará, até o último dia do seu mandato, a reposição de perdas sofridas pelos governos anteriores.

FOTO: Daiana Nervo/AI PMVA
CRÉDITO: AI Sspmva
e AI PMVA

Olá Jornal