Defesa Civil de Venâncio Aires segue em alerta por cheia do Rio Taquari

Olá Jornal
setembro05/ 2023

O Rio Taquari segue registrando elevação de meio metro por hora. A situação concentra as ações de apoio da Defesa Civil de Venâncio Aires na região de Vila Mariante. Até o início da manhã desta terça-feira, 05, três famílias foram retiradas dos seus imóveis. A Prefeitura de Venâncio Aires utiliza o Ginásio de Linha Mangueirão para acomodar pessoas afetadas pela cheio do rio e arroios.

Conforme a Defesa Civil do município, o volume acumulado de chuva nos últimos dois dias chega a 219 mm. Na noite desta segunda-feira, 04, a Secretaria Municipal de Educação confirmou que as aulas estão suspensas nas EMEFs Nossa Senhora de Fátima, Coronel Tomaz Pereira e na Bento Gonçalves. As atividades foram suspensas nesta terça-feira, 05, após reunião entre coordenação da pasta e diretoras.

Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura de Venâncio, a ERS-130 e, Linha Chafariz e em Itaipava das Flores está interditada por conta de alagamentos.

REGIÃO

A cidade de Lajeado enfrenta uma das maiores cheias do Rio Taquari nos últimos anos. O rio já atingiu a marca de 26,68 metros nas primeiras horas da terça. Cerca de 150 famílias, totalizando aproximadamente 510 pessoas, foram resgatadas e alojadas por equipes da Prefeitura em abrigos temporários.

Muçum e Encantado também na noite desta segunda-feira, relataram necessidade de apoio para resgate de famílias que estavam em telhados ou ilhadas por conta da cheia do Taquari.

AJUDA

O governo federal prometeu ajuda aos municípios gaúchos atingidos pelos temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde domingo, 03. No início da madrugada desta terça-feira, 05, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, afirmou que o Exército se comprometeu a auxiliar as localidades “o mais rapidamente possível”. O ministro também disse que equipes devem ser enviadas ao Estado, assim como ajuda para alojamento e alimentação de desabrigados.

FOTO: Divulgação/Defesa Civil RS

Olá Jornal