Cultura e oportunidades de negócios na China

Janine Niedermeyer
maio24/ 2016

Estão de volta à Capital do Chimarrão após um intercambio de 25 dias na China, as representantes do município de Venâncio Aires, vereadora e assistente social, Ana Cláudia do Amaral Teixeira, e a coordenadora de comunicação da Prefeitura, Daiana Nervo.

A partir de um convite do governo chinês, as duas participaram de seminário para Desenvolvimento e Construção de Cidades-Irmãs, oferecido especialmente para representantes de países de Língua Portuguesa. Além de apresentarem um panorama econômico, político e social da potência asiática que, em poucos anos, tornou-se a segunda maior economia do mundo, o seminário abordou caminhos e estratégias para o estabelecimento de cidades-irmãs entre localidades do Brasil e da China.

De 27 de abril a 17 de maio, o seminário promovido e financiado pelo Ministério do Comércio da China recebeu, na cidade de Fuzhou, província de Fujian, Ana Cláudia e Daiana como as duas únicas representantes do Brasil, e outros seis integrantes de Cabo Verde, país composto por ilhas e localizado no sul do continente africano.

Em aulas realizadas nos turnos da manhã e tarde, palestrantes de toda a China abordaram temas como diplomacia entre os povos; internacionalização urbana; abertura e reforma da China; relações exteriores; oportunidades de cooperação econômica e situação das Cidades-Irmãs. Nas atividades programadas estiveram ainda jantares e reuniões com grupos de empresários, passeios a pontos turísticos e visitas a órgãos governamentais e universidades.

De acordo com Ana Cláudia do Amaral Teixeira, a oportunidade de conhecer novas culturas e experiências de governo foi enriquecedora. “Ainda iremos colher os frutos deste aprendizado no futuro. O fato de divulgarmos nossas potencialidades por lá e iniciarmos esse intercâmbio deve abrir caminho para novas visitas de delegações locais à China e também de chineses ao nosso município”, destaca. (AI PMVA)

Foto: Arquivo Pessoal

Janine Niedermeyer