COP7 inicia nesta segunda e credenciamento é a primeira barreira

Guilherme Siebeneichler
novembro06/ 2016

A exemplo do que ocorreu em Moscou, na Rússia, na COP6, a participação da imprensa, observadores e inclusive delegados indicados pelos governos dos 181 países participantes, segue sendo uma incógnita na 7ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. A informação divulgada atualmente é de que um pente-fino será realizado nas credenciais para evitar a participação de representantes da indústria do tabaco.

Para representantes da cadeia produtiva da tabaco, este pode ser um ato de censura e controle da imprensa. Já o secretariado da COP7 classifica a medida como necessária para evitar interesses econômicos nas discussões de controle do tabagismo.

O credenciamento do público e imprensa iniciou neste domingo e segue na segunda-feira, 7. Materiais de divulgação do evento apontam para a suspensão da participação de representantes dos produtores de tabaco, deputados e lideranças sindicais. As confirmações sobre as participações e relações da delegação oficial brasileira com os representantes do setor do tabaco.

PROTESTO

Os produtores de tabaco da Índia organizam protestos na frente do local do evento, na cidade de Greater Noida. Com isso, forças de segurança estivem em frente ao espaço para garantir a ordem. O inicio da COP7 promete ser tenso. Entidades representativas querem garantir participação nas discussões deste ano.

AFUBRA

Representando a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), o presidente Benício Werner e o secretário do Romeu Schneider buscaram garantir participação como público, porém, não obtiveram credenciamento. A coordenação da conferência afirmou que neste ano não serão concedidos acessos ao público. O grupo era tentar novamente nesta segunda-feira, garantir participação dos representantes do produtores de tabaco

Guilherme Siebeneichler