COP10 vai pautar reunião na 21ª Expoagro Afubra em defesa da cadeia produtiva do tabaco

Olá Jornal
março11/ 2023

A 21ª Expoagro Afubra, que inicia no próximo dia 21 de março, também terá espaço para discutir posições e ações conjuntas em defesa da produção tabacalera, em ano de Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT). Em 22 de março no parque da entidade em Rio Pardo, será realizada reunião do Grupo de Trabalho, criado na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva, para coletar informações e direcionar aos ministérios, apontando a força econômica do setor, e a sua importância para os negócios brasileiros no mundo.

Este encontro também busca aproveitar a maior feira voltada à agricultura familiar no país, para mostrar o potencial econômico movimentado na cadeia produtiva, e as culturas diversificadas nas lavouras onde se cultiva tabaco. A informação da reunião foi confirmada durante coletiva de imprensa no lançamento da Expoagro Afubra deste ano, ocorrido na sexta-feira, 03. O presidente da entidade, Benício Werner, destacou que a reunião será uma forma de orientar os trabalhos das lideranças do setor para a COP10.

“Essa comissão foi criada e participam os sindicatos, representantes da Afubra, Abifumo, indústrias e lideranças políticas. Este grupo fará a preparação da agenda, e já estamos analisando os artigos do tratado que podem ser discutidos na edição deste ano da COP. Vamos trabalhar junto com o Congresso, Ministérios, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Assembleia Legislativa,” destaca.

Durante sua fala, o dirigente afirmou ainda que o movimento financeiro proporcionado pela produção de tabaco será um dos caminhos para evitar posições contrárias do governo brasileiro durante a COP10. “Na safra passada a produção de tabaco colocou R$ 9,6 bilhões nos três estados do Sul, tem uma importância não só para os produtores, mas também para os municípios com produção. Estamos nos preparando para levar argumentos que mostrem esse potencial econômico, e a força do setor,” comenta.

Representantes dos Ministérios da Agricultura e de Desenvolvimento Rural devem ser convidados para integrarem a reunião no próximo dia 22 de março, no Parque da Expoagro. O encontro inicia às 14h.
A agenda prévia dos debates sobre o tratado global de controle do tabaco na próxima Conferência das Partes deve ser divulgada em agosto. No Brasil, a delegação representativa do país durante a COP10, que será realizada no Panamá, no fim de novembro, deve contar com a participação de pelo menos seis ministérios. O principal deles é o da Saúde. Entretanto, no país caribenho, os trabalhos serão liderados pelo Ministério de Relações Exteriores, por meio da diplomacia brasileira.

Olá Jornal