COP10: Schuch garante reunião da cadeia produtiva do tabaco com vice-presidente Alckmin, nesta terça

Olá Jornal
junho19/ 2023

Nesta terça-feira, 19, às 16h30min, uma audiência marcada pelo deputado Heitor Schuch (PSB/RS) com o vice-presidente da República, Gerado Alckmin, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, em Brasília, vai tratar sobre a 10ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco.

Acompanhado pela representação do setor produtivo – Sindifumo, Afubra, Fetag/RS, Abifumo e Amprotabaco – o parlamentar irá reforçar a importância do setor para a economia do país e para a agricultura familiar. Esses dados estarão em um documento que será entregue pela comitiva, coo forma de sensibilizar a delegação brasileira que participará da COP10, em novembro, no Panamá, quando volta a ser discutida, em âmbito mundial, novas regras para a produção de tabaco e uma possível exigência de diminuição da área plantada. “O governo federal precisa levar em conta que a fumicultura é uma cultura consolidada, que envolve diretamente mais de 128 mil famílias de produtores, gera milhares de empregos e é a base da economia de 488 municípios da Região Sul do Brasil”, afirma Schuch. 

O grupo também vai manifestar repúdio à campanha “Plante comida, não plante tabaco” encampada pelo Ministério da Saúde. Para Schuch, não é criminalizando os produtores que vai se reduzir o tabagismo. Pelo contrário, esse tipo de ação, no entendimento do deputado, só favorece o contrabando que hoje abastece o mercado nacional com cigarro ilegal vindo principalmente do Paraguai.

Além do que, os fumicultores são grandes produtores de alimentos, porque o tabaco ocupa menos de 25% das propriedades, sendo o restante destinado à diversificação “O ministro Alckmin é conhecido pela sensatez, tanto que atendeu nosso pleito e aceitou ouvir o setor. Nossa expectativa é de que ele possa ser nosso interlocutor, dentro ao governo, em favor da fumicultura essa atividade que é fundamental para economia do país, fonte de desenvolvimento, emprego e receita na agricultura e na cidade.  

Também participarão da audiência a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Sérgio Reis.

CRÉDITO: AI HEITOR SCHUCH/PSB

Olá Jornal