COP10 é o principal desafio imediato de Marcilio Drescher como novo presidente da Afubra

Olá Jornal
agosto02/ 2023

Ao assumir a presidência da Afubra às vésperas da 10ª Conferência das Partes (COP10) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), a defesa da cadeia produtiva do tabaco será o principal desafio imediato de Marcilio Drescher à frente da entidade. Ele foi eleito na manhã do último sábado, 29, em assembleia realizada em Santa Cruz do Sul juntamente com a nova diretoria que tem mandato de quatro anos, de 2023/2027.

Natural de Cunha Porã, no oeste de Santa Catarina, Drescher é conhecido de associados e comunidade integrando, como suplente, o Conselho Fiscal da entidade, desde 1995. Em 2003 passou a fazer parte da composição da diretoria como vice-presidente, ocupando a presidência da Afubra em março de 2006, com o falecimento do então presidente, Hainsi Gralow. Em 2007 assumiu como tesoureiro.

Em entrevista ao Olá Jornal, logo após a assembleia, o novo presidente afirmou que o primeiro desafio será preservar a produção frente a COP10 para que o país continue fornecendo tabaco a mais de 100 países que importam. “Essa defesa será muito grande, de fazer entender a importância de continuar plantando tabaco na pequena propriedade, mas claro, com diversificação como sempre pregamos”, avalia.

Drescher destaca que o setor está se preparando com ações no estado e visitas à Brasília para levar a preocupação aos governantes devido às abordagens recentes de campanhas contra a produção. “Muitas vezes acontecem essas campanhas que são toleradas pela inocência de não terem o conhecimento, e nós temos que levar as informações precisas, da importância, do valor econômico que gera, enfim, como defesa da produção e do produtor”.

MISSÃO
Sobre a jornada a frente da entidade, ele considera o tamanho da responsabilidade. “Essa missão, esse encargo é uma tarefa bem difícil mas se torna mais fácil pela partilha de trabalho que já temos na diretoria da Afubra também com a participação dos conselhos que participam ativamente nas decisões e deliberações maiores no dia a dia, então essa carga carregada em vários ombros se torna um pouco mais leve. Nós sabíamos disso, estamos sim preparados com espírito para que possamos cumprir da melhor forma possível essa nossa incumbência de liderar essa grande entidade”, afirma.

Como mensagem, o novo presidente garante equilíbrio e preservação dos interesses dos associados. “Precisamos dizer que continuem confiando na entidade Afubra que ela estará sempre ao lado do produtor que assim entender pelas razões pela qual ele é associado e estaremos fazer tudo que é possível para o melhor como sempre já o foi e continuar sendo”, conclui.

Olá Jornal