Coordenação Estadual da Defesa Civil palestra em Venâncio Aires em Maio

Guilherme Siebeneichler
abril10/ 2017

Depois de reorganizada, a Defesa Civil de Venâncio Aires realiza a primeira reunião-palestra do grupo. O encontro será no dia 03 de maio a partir das 15h na Sala de Reuniões da Prefeitura. Conforme o coordenador local, Dário Martins, a palestra terá como intuito fomentar ainda mais o trabalho do grupo de voluntários que compõem a Defesa Civil.

Reunidos na semana passada, o grupo definiu algumas normas de trabalho e ainda o QG central em dias de atuação. A Corporação de Bombeiros será o local de encontro da equipe que já se organiza com a compra de lonas e na forma de alerta entre os integrantes. Fazem parte do grupo representantes da Emater/Ascar, Polícia Civil, Bombeiros, Brigada Militar, órgãos de imprensa, secretárias municipais e ainda voluntários da sociedade civil.

Para o Prefeito Giovane Wickert, a reestruturação da Defesa Civil é de extrema importância para garantir um trabalho de apoio em dias de muitas chuvas ou calamidades. “Venâncio Aires é uma cidade muito atípica. Por ter uma extensão de terra muito grande às vezes chove em um lugar e em outro não, ou então a chuva é mais forte em uma localidade e na outra apenas uma garoa. Precisamos de um grupo qualificado e que esteja a fim de trabalhar e fazer a diferença”, disse durante o encontro.

A coordenadoria da Defesa fez um levantamento da chuva do último dia 12 de março e levou para a central em Porto Alegre. Com o documento e o relato das dificuldades do município, a Administração estadual enviará uma máquina para recuperação das estradas vicinais através da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

CRÉDITO: Coordenação de Comunicação/PMVA

Guilherme Siebeneichler