A informação foi confirmada pelo prefeito Giovane Wickert (PSB) na tarde desta quinta-feira, 07. A Cooperativa Languiru vai construir no município uma central de recebimento de cereais e silos de armazenamento. O Município irá destinar R$ 350 mil para aquisição de uma área, onde a será implantado o novo investimento.
A notícia foi anunciada durante a divulgação do relatório financeiro e de negócios da primeira edição da Agrofeira. O ato ocorreu na prefeitura de Venâncio Aires. Durante a feira agrícola, as tratativas já estavam ocorrendo. Um ato oficial será organizado, com representantes da empresa, para detalhar o plano de investimento na Capital do Chimarrão.
SOBRE A LANGUIRU
A Cooperativa Languiru tem sede em Teutônia e conta com mais de 6 mil associados, 2,8 mil colaboradores, envolvendo mais de 40 mil pessoas direta ou indiretamente. Suas unidades industriais e comerciais estão localizadas em 12 municípios do Rio Grande do Sul e os produtos Languiru são distribuídos em 23 Estados do Brasil e exportados para mais de 40 países.
A Languiru ocupa o posto de 2ª maior cooperativa de produção do Rio Grande do Sul. Também figura na 46ª posição entre as maiores empresas do Rio Grande do Sul, cooperativas ou não. Além disso, é a 118ª no ranking que considera as maiores empresas da Região Sul do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), e ainda figura no ranking das 50 maiores receitas líquidas do Rio Grande do Sul, ocupando a 35ª posição, superando R$ 1 bilhão em 2015. Numa análise mais criteriosa do 500 Maiores do Sul – Grandes & Líderes, projeto da Revista Amanhã e PwC Brasil, a Languiru também surge como a maior empresa com sede no Vale do Taquari.
Conta com Frigorífico de Aves, Frigorífico de Suínos, Indústria de Laticínios, Fábrica de Rações, cinco supermercados, quatro lojas Agrocenter, dois postos de combustíveis, dois incubatórios, três granjas de genética, sete centrais de distribuição e diversas unidades de apoio.
Abate cerca de 104 mil frangos e 1.350 suínos por dia, industrializa 458 mil litros de leite diariamente e produz 1.350 toneladas de ração por dia.
FOTO: Divulgação/AI Languiru