A diretora-executiva da Associação Internacional dos Países Produtores de Tabaco (ITGA), Mercedes Vázquez, visitou a região e concedeu entrevista coletiva sobre a produção global de tabaco e a COP10 da Convenção-quadro para o Controle do Tabaco. Essa é a quarta vez que ela vem a região o que considera fundamental pelo modelo de produção.
“É uma obrigação visto que a Afubra é exemplo. Não conheço outra estrutura como essa, com projetos de longa data. É um orgulho ter a Afubra fazendo parte da ITGA pois traz exemplo para países produtores de tabaco”, afirma.
Mercedes ficou quatro dias em agenda no Brasil onde visitou propriedades de produtores de tabaco, o parque da Expoagro, o Fentifumo e Stifa, Sinditabaco e as empresas do setor .
Em entrevista à imprensa, falou sobre os riscos da COP 10 para os produtores de tabaco. “O objetivo do tratado é acabar com a produção de tabaco. Saíram do controle do consumo para outros temas perigosos para o produtor como direitos humanos e clima, culpabilizando os produtores por tudo que se passa no mundo”, avalia.
A diretora executiva do ITGA ainda abordou a atual safra no mundo, mercado global e novos produtos.