Contratações na safra de processamento de tabaco é a menor em três anos no município

Olá Jornal
setembro01/ 2022

As indústrias de tabaco iniciaram o período de demissões dos trabalhadores temporários, após o período de safra de processamento. O resultado de 2022 já era projetado pelo Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias do Fumo, Alimentação e Afins, com cerca de mil contratados a menos. Até julho, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), as indústrias do setor realizaram a admissão de 4.940 trabalhadores. Este volume de contrato é 17,5% menor do que o verificado em 2021.

Naquele ano a safra contratou 5.992 trabalhadores, e foram realizados 5.744 desligamentos. Quando comparado ao período de safra de 2020, a queda é maior, chegando a 20,5%.

Na avaliação da entidade sindical, a redução é impactada pelo encerramento das atividades da UTC em Venâncio Aires. “A empresa girava por safra entre 800 a 1 mil contratos temporários. Havia expectativa de que outras empresas iriam suprir essa mão de obra, o que não ocorreu neste ano. Acreditamos que este será o novo volume de contratações de safristas nos próximos anos,” explica o administrador do Stifa, Ricardo Sehn.

Ainda há registro de admissões para serem contabilizadas na safra, porém, não devem alterar o cenário de redução do volume global de safristas. “Entramos no período de demissões no setor, desde julho, o que puxa o resultado total do emprego na cidade. Ainda devem ser contabilizadas admissões por indústrias que realizam processos de menor volume neste período,” destaca.

EMPREGOS
Apesar do resultado na atual safra, o saldo de empregos em 2022, entre janeiro e julho ainda é positivo em Venâncio Aires. Segundo Caged, divulgado nesta segunda-feira, 29, foram criados 2.154 empregos com carteira assinada. No geral, foram 10.494 admissões, contra 8.340 desligamentos.

Entre os setores da economia, o maior volume de trabalhadores está na Indústria, que criou no período 1.893 empregos. Na sequência está o setor de Serviços, com 166 novos postos de trabalho. O Comércio contabiliza saldo positivo de 70 empregos gerados no ano, e a Construção teve 22 postos de trabalho criados. A Agropecuária criou 03 empregos no saldo até julho.

Atualmente, com carteira assinada em Venâncio Aires são 18.460 trabalhadores no estoque, crescimento de 13,2% se comparado a 2021.

Olá Jornal