Contratações de safristas deve injetar nesta ano mais de R$ 55 milhões na economia de Venâncio Aires

Olá Jornal
março02/ 2024

Além da venda da produção de tabaco no campo, nas indústrias de processamento em Venâncio Aires, ganham espaço as contratações temporárias. Os safristas, movimentam o mercado de trabalho também na região, e colocam a Capital do Chimarrão em cenário de destaque estadual. A projeção é de manter as 5 mil contratações na safra, que deve ter duração média de quatro meses em 2024.

Este universo de trabalhadores devem movimentar na economia venâncio-airense mais de R$ 55 milhões.
A projeção é feita pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo, Alimentação e Afins de Venâncio Aires. Conforme o administrador da entidade, Ricardo Sehn, o ritmo das contratações deve se ampliar a partir de março, em especial com aquecimento da compra de tabaco dos produtores. “A duração desta safra terá relação com o mercado e a demanda para garantir o andamento do processamento. A expectativa é de durar neste ano ao menos 4 meses.”

Conforme Sehn, a manutenção da média de cinco mil contratações ocorre mesmo com o fechamento de empresas do setor. “Tivemos o encerramento da UTC em Venâncio, mas a vinda da BTabacos equilibrou as contratações. O momento é de manutenção desta demanda por trabalhadores, inclusive com a busca de mão de obra em outras cidades,” explica.

O valor global de injeção no mercado venâncio-airense registra crescimento superior a 27,9% entre uma safra e outra nas indústrias de processamento. Segundo o sindicato das indústrias do fumo, entram no cálculo de impacto no mercado, os valores direcionados aos salários, recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Programa de Participação nos Resultados (PPR), valores de férias, e do auxílio alimentação/rancho.

Olá Jornal