Conservação do solo, exemplos de manejo provam aumento da produção

Guilherme Siebeneichler
abril18/ 2023

Em 2018, ao perder 85% do plantio do tabaco em razão de uma infestação do fungo Esclerotínia, que causa podridão na planta, o casal de fumicultores Tiago e Márcia Cardoso se viu diante de um impasse: abandonar o trabalho no campo ou identificar o erro e recomeçar de outra forma. Donos de sete hectares em São João do Sul, em Santa Catarina, dos quais cinco são destinados ao cultivo de cem mil pés de tabaco, escolheram a mudança de hábitos. “Era isso ou arrendar meu terreno”, relata o agricultor, que contabiliza duas décadas de experiência no campo.

Integrados à Alliance One Brasil, Tiago e Márcia fazem parte do Projeto de Difusão Agronômica, que prevê a implantação de práticas de sustentabilidade, conservação e manejo correto do solo. “O resultado foi excelente já no primeiro ano. Na safra seguinte à adesão, tive uma produtividade de 12 arrobas para cada mil pés de tabaco. Os números continuaram a crescer. Nesta última, a rentabilidade foi de cerca de 14.6 arrobas a cada mil pés”, celebra o produtor, com aumento de 22% na produção.

No último sábado, 15, Dia Nacional da Conservação do Solo, Márcia também enfatiza a importância de disseminar informação e capacitar o setor em busca de melhores índices de sustentabilidade. “Práticas ecológicas e lucro são indissociáveis”, afirma.

Projeto beneficia 660 famílias

O Projeto de Difusão Agronômica está alinhado à estratégia ESG da empresa, que busca maximizar o potencial de rendimento dos produtores contratados, até 2030, por meio de treinamento adequado em boas práticas agrícolas e com oportunidade de diversificação de culturas.

Atualmente, mais de 660 fumicultores já se tornaram referência através de capacitações. “A ideia é que os agricultores capacitados possam compartilhar o conhecimento, criando uma rede de disseminação e apoio às práticas agrícolas sustentáveis para a cultura do tabaco em suas regiões”, destaca Milton Gelain, supervisor de Projetos de Agronomia da Alliance One Brasil.

Conhecimento aliado a prática e clima favorável geram resultados positivos para o setor que, nos últimos três anos, registrou queda no volume de produção global. De acordo com dados da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), a safra deste ano promete gerar R$ 11 bilhões de receita no país. Em comparação ao ano anterior, a área plantada em 488 municípios brasileiros registrou um aumento de 6%.

CRÉDITO: AI AOB

Guilherme Siebeneichler