Comunidade venâncio-airense debate situação da segurança pública, após onda de furtos nos bairros

Olá Jornal
agosto09/ 2023

A Comissão de Agricultura, Meio Ambiente, Obras e Serviços realizou na noite desta quarta-feira, 09, na Câmara de Vereadores audiência pública para discutir com a comunidade a situação da segurança pública em Venâncio Aires. O encontro foi realizado por solicitação dos moradores, após aumento de furtos nos bairros Santa Tecla, Bela Vista e Aviação. Durante o encontro, moradores das localidades manifestaram preocupação com a situação, na maioria dos casos cometidos por usuários de drogas.  Participaram da audiência mais de cem pessoas.

Mais de cem pessoas acompanharam a audiência pública na Câmara de Vereadores

Durante a audiência foram elencadas medidas de curto, médio e longo prazo. Entre as ações apontadas estão ampliação de rondas policiais, vinda de batalhões especiais para reforçar a segurança, ações de saúde para encaminhar o tratamento de usuários. Em médio prazo, criação de uma legislação para ampliar a fiscalização dos pontos de comércio de materiais recicláveis, e envio de mais efeito para a Brigada Militar e Polícia Civil, no município.

Em longo prazo, a audiência apontou o estudo para criação de uma Guarda Municipal, novos investimentos no setor da segurança pública e alteração em leis federais para pequenos crimes. 

Participaram da audiência representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Prefeitura de Venâncio Aires e Legislativo Municipal. Durante a sua manifestação, o delegado Vinícius Lourenço de Assunção destacou que a maior parte dos furtos registrados atualmente estão ligados ao vício em drogas. “Não é um problema exclusivo de Venâncio Aires. Estamos vivendo uma epidemia nacional.”

A capitã Michele da Silva Vargas, da Brigada Militar, apresentou os relatórios de segurança pública e números registrados em Venâncio Aires. Além disso, encaminhou sugestões para atuação conjunta com o poder público municipal. Entre elas: internação compulsória do usuário; criação de um programa municipal de reintegração pós-tratamento que inclua a família e a responsabilização do receptador que compra materiais furtados. 

Nesta quinta-feira, 10, a Prefeitura de Venâncio Aires encaminha uma nova legislação ao Parlamento Municipal, com multas e ações para ampliar a fiscalização dos locais de venda de materiais reciclados, e a origem destes produtos. A informação foi confirmada pelo prefeito Jarbas da Rosa (PDT), que participou da audiência. 

Uma comissão de vereadores também será criada para buscar reforço ao efetivo do policiamento de Venâncio Aires. O grupo irá se reunir com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, e com o comando da Brigada Militar. Conforme a capitã da BM, atualmente o órgão atua com metade dos policiais necessários para o município. Na Polícia Civil são menos de dez agentes, segundo informou o delegado. 

Olá Jornal