Comunidade de Venâncio se une pela reconstrução da Praça Evangélica

Olá Jornal
janeiro25/ 2024

A Praça Henrique Bender, conhecida como “Praça Evangélica”, um dos pontos mais atingidos, no centro da cidade, pelo temporal do último dia 16 de janeiro, pode servir agora como exemplo de reconstrução. Um projeto da Administração Municipal de Venâncio Aires está unindo a Comunidade Evangélica, Rotary Clube Chimarrão e sociedade civil visando a rearborização e revitalização do local. Durante encontro liderado pela prefeita em exercício, Izaura Landim, nesta quinta-feira, 25, ficou estabelecida a meta de 30 dias para apresentação de um projeto de reconstrução do local.

Com a participação de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente, um parecer foi apresentado com os danos arbóreos causados nas duas praças centrais e Parque do Chimarrão. De acordo com o documento, na Praça Henrique Bender houve queda de diversas árvores e outras ficaram comprometidas estruturalmente e têm orientação de remoção, pois correm risco de queda. Bancos, pergolados, monumentos e calçadas também sofreram avarias.

Conhecida como cartão-postal da cidade, a praça havia recebido brinquedos novos para as crianças e era muito frequentada pela juventude. Pensando nisso e no envolvimento da comunidade Evangélica, vizinha à praça, e do Rotary Chimarrão, guardião do monumento à bandeira, o Governo Municipal solicitou apoio para um projeto em união. “Conversando com o prefeito Jarbas, nós pensamos que não queremos apenas replantar árvores. Vamos aproveitar esse momento para pensar a praça que queremos, avaliar os monumentos ali existentes, os espaços coletivos, o paisagismo e flores”, destacou Izaura Landim.

Com apoio do grupo de trabalho, a prefeita em exercício estipulou prazo de 30 dias para definição do novo layout, projeto e orçamento dos trabalhos e obras na praça, que devem contar com a colaboração profissional de arquiteta e paisagista voluntárias na sua elaboração. Para apoio de execução e financiamento também são estudadas parcerias. O objetivo de todos é entregar uma nova praça revitalizada à comunidade até o início do mês de maio, mês de aniversário do município e da festa evangélica anual.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal