Compromisso comunitário será mantido pela Unisc, após mudanças pedagógicas

Olá Jornal
novembro01/ 2019

Na última semana a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) anunciou mudanças no seu processo de ensino. A principal mudança busca aproximar a sala de aula com as necessidades do mercado, empresas e entidades da região. Para a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, a inovação pedagógica é mais um passo no compromisso da instituição com a sua essência: manter-se uma universidade comunitária e de interesse regional.

Durante coletiva de imprensa, na quinta-feira, 24, a reitoria da universidade detalhou o novo modelo de ensino, buscando resolver problemas no cotidiano do mercado. Aliado a isso, o aluno terá maior autonomia para definir o progresso do curso e áreas de maior interesse. O novo modelo terá também redução no preço das mensalidades, que deve ser detalhado nos próximos dias.

Porém, com todas as novidades, Carmen lembra que as ações comunitárias da instituição serão mantidas, primando pela parceria que a Unisc desenvolveu com a região. “A universidade é uma aliada do Vale do Rio Pardo e sabemos que isso é fundamental para promover o desenvolvimento. Mesmo com todas as mudanças, priorizamos manter a nossa instituição com o compromisso comunitário.”

Ao longo dos últimos três anos a universidade realizou ações de contenção das despesas, aprimoramento dos quadros funcionais e corte nos investimentos. Além da desaceleração econômica, o cancelamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) diminuiu o número de alunos e a capacidade financeira das universidades. Mesmo com cortes e reduções, o vice-reitor Rafael Frederico Henn, lembra que ações de interesse comunitário foram mantidas. “Projetos e ações da universidade foram mantidos, apesar de adequações. É o caso das ações culturais, de incentivo às artes e a orquestra da universidade. A Unisc tem um compromisso com a comunidade desde o seu surgimento e seguirá assim.”

FINANCIAMENTOS
A Unisc e a Cooperativa Sicredi assinaram convênio para a oferta de financiamento estudantil, que abrange os cursos de graduação, de pós-graduação e técnicos. A taxa de juros será de 1% ao mês para acadêmicos de Medicina e de 0,5% para estudantes dos demais cursos.

O presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, enfatizou que a ideia de oferecer uma linha de financiamento se desenvolveu na cooperativa há alguns anos. “Esperamos que seja atrativo e que atenda às expectativas e às necessidades dos alunos. Acreditamos muito no incentivo à educação”, destacou.

Olá Jornal