Comitiva presidencial visita a região e anuncia investimentos para cidades atingidas pelas enchentes 

Olá Jornal
março15/ 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o Vale do Taquari na tarde desta sexta-feira, 15, acompanhado de comitiva de ministros e membros do Governo Federal. Na oportunidade anunciou novos investimentos para a infraestrutura das cidades atingidas pela enchente de setembro de 2023. Entre os anúncios, Venâncio Aires foi contemplado com 30 novas moradias populares. O ato oficial foi realizado no Teatro Univates.

O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), representou os gestores municipais por meio da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT). Destacou a importância econômica da região e a forte ligação com a agricultura familiar.

Durante a solenidade o Governo Federal anunciou a construção de 857 unidades habitacionais. Destas, 30, serão para Venâncio Aires.

EMOÇÃO
O público presente celebrou o momento de fala do presidente Lula. O gestor se emocionou ao falar da morte, relembrou a perda das ex-esposas. Falou que as perdas de vidas precisam ser lembradas, mas que é preciso reconstruir as histórias.

“Nunca podemos esquecer aqueles que já foram. A vinda aqui é um gesto de solidariedade. Já morei em caso que foi alagada com 1,5 m de água. Eu sei o estrago que a água faz na casa da gente. Nos somos muito fracos perto da raiva da natureza. Estamos com vocês até recuperar tudo o que foi perdido. O Governo Federal não faltará junto o governo estadual para reconstruir as cidades,” ressaltou Lula.

INVESTIMENTOS
Além das moradias, o Governo Federal também anunciou planos de prevenção. Serão direcionados R$ 134 milhões para a reconstrução e restabelecimento infraestrutura dos municípios afetados. Também está em elaboração o Primeiro Plano Nacional De Defesa Civil. Outro anúncio envolve um sistema de alertas de prevenções, que irá entrar em funcionamento em abril, começando pelo Rio Grande do Sul. O sistema emitirá para os celulares alertas de eventos climáticos. O serviço já está em operação nos Estados Unidos, Alemanha e Chile.

Olá Jornal