Comitiva do setor de tabaco se reúne com secretária executiva da Conicq 

Olá Jornal
outubro05/ 2023

Seguindo a rodada de reuniões preparatórias para a 10ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP 10), o deputado Heitor Schuch (PSB/RS) esteve em audiência com a secretária executiva da Conicq (Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco), nesta quarta-feira (4), em Brasília. Acompanharam o parlamentar no encontro o vice-prefeito de Santa Cruz do Sul, Elstor Desbessel, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Sérgio Reis e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa), Gualter Baptista Júnior. 

O grupo reforçou o apelo para que a delegação que representará o Brasil na COP 10 leve em consideração no debate a importância econômica e social da fumicultura para a região e o país. Este encontro acontece em novembro, no Panamá, e deverá retomar a discussão, em âmbito mundial, de novas regras para a produção de tabaco, com uma possível exigência de diminuição da área plantada. 

O deputado Heitor Schuch também estará presente na COP 10, juntamente com a comitiva de entidades representantes da cadeia produtiva do tabaco. Essa posição já havia sido levada ao governo brasileiro e foi reafirmada nesta quarta na reunião com a secretária executiva da Conicq. O deputado lembrou que essa é uma cultura consolidada, que envolve diretamente mais de 128 mil famílias de produtores, gera milhares de empregos e é a base da economia de 488 municípios da Região Sul do Brasil. “É uma atividade fundamental para a economia do país, fonte de desenvolvimento, emprego e receita na agricultura e na cidade”. 

CRÉDITO: AI Heitor Schuch/PSB

Olá Jornal