Após as agendas no município de Sobral/CE, a comitiva liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Vilmar Zanchin (MDB), reuniu-se com a secretária de Educação do Ceará, Eliana Estrela, e com o presidente do parlamento cearense, Evandro Leitão. As agendas aconteceram em Fortaleza e foram acompanhadas pelos deputados Cláudio Branchieri (Podemos), Eduardo Loureiro (PDT), Eliana Bayer (Republicanos), Guilherme Pasin (Progressistas), Sofia Cavedon (PT) e Valdir Bonatto (PSDB).
Com 70% das escolas em tempo integral, a secretária Eliana tem como meta implementar o sistema em toda a rede até 2026. Já em 2024, Sobral deve ser o primeiro município a oferecer o ensino em turno e contraturno em todas as escolas.
O Ceará desponta como o estado com os melhores índices de educação. A partir de uma reestruturação na rede pública composta por uma série de medidas, os municípios assumiram integralmente, em sistema de colaboração, a gestão do Ensino Fundamental. À esfera estadual cabe, então, administrar exclusivamente o Ensino Médio.
Segundo a secretária, é fundamental a persistência no acompanhamento de resultados durante o ano inteiro. Uma das iniciativas destacadas é o sistema de avaliação do ensino aplicado no Estado, que premia as 150 escolas mais bem pontuadas. Os demais estabelecimentos são apadrinhados pelas instituições com os melhores índices e recebem incentivo financeiro para evoluir em seus resultados.
No gabinete da presidência da ALECE, a comitiva foi recebida pelo presidente do legislativo cearense, Evandro Leitão, e pelos deputados Osmar Baquit e Júlio César Filho.
CRÉDITO: AI ALRS
FOTO: Rodrigo Rodrigues