Comitê Suprassindical Ocupa Brasília no dia 24

Janine Niedermeyer
maio15/ 2017

O Comitê Suprassindical vai participar do movimento Ocupa Brasília que ocorrerá a partir de 24 de maio. Neste período haverá uma vasta programação na capital federal, com apoio de diversos movimentos sociais, e um dia de marcha da classe trabalhadora sobre Brasília, que deve terminar no Congresso Nacional.

A decisão do comitê foi tomada nesta segunda-feira, 8, em encontro do grupo formado pelos sindicatos da Alimentação, Calçadistas, Metalúrgicos, Servidores Públicos, Construção Civil e Trabalhadores Rurais.

Cada entidade vai viabilizar a participação junto às centrais sindicais, e desta forma, o comitê estará representado no movimento que tem como objetivo protestar contra as reformas trabalhista e previdenciária. Somente a Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (CUT-RS) planeja colocar de 30 a 40 ônibus com destino à Brasília.

A vice-presidente do sindicado calçadista, Eraci Becker, considera importante a ida até o centro das discussões para que o movimento mostre a sua força. “Já fizemos o trabalho de base nos municípios e agora é hora de ocupar Brasília. Precisamos pressionar porque não concordamos com essas reformas”, explica.

RESULTADOS

O Comitê Suprassindical continua mobilizado e acompanha os trâmites das reformas. O grupo avalia positivamente o movimento que vem fazendo em Venâncio Aires, onde o ponto alto foi o ato da Greve Geral, no dia 28 de abril quando os sindicalistas participaram do bloqueio da RSC 471 em Santa Cruz do Sul e fecharam a RSC 287 em Venâncio Aires.

Além disso, realizaram ato na Praça da Matriz com a participação de servidores e demais trabalhadores do município.

Janine Niedermeyer