Comitê Suprassindical defende arquivamento das reformas e saída do presidente Temer

O Comitê Suprassindical durante reunião na tarde desta quinta-feira, 18, acompanhou posicionamento de demais federações dos trabalhadores, defendendo a saída do presidente Michel Temer (PMDB). O grupo formado por seis entidades (Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Metalúrgicos, Construção, Calçados e Vestuário, Alimentação e Indústrias do Fumo, Servidores Municipais), tem movimentado as suas lideranças para pedir a convocação de novas eleições.

Além disso, o Comitê tem defendido o arquivamento das Reformas Trabalhista e Previdenciária, que tramitam no Congresso Nacional. “Não há qualquer condição da população ter seu direitos cortados com essa situação político. Por isso, é fundamental arquivar essa proposta e lutar pelo Fora Temer,” afirma João Emerson Dutra de Campos, do Sindicato dos Trabalhadores do Calçado e Vestuário.

No mesmo sentido, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Fumo, Alimentação e Afins, Rogério Siqueira, destaca que é preciso novamente mobilização da população. “Do jeito que está, não podemos ficar parados. É mais uma prova de que não há condições do Temer continuar governando o país,” destaca.

O grupo também discutiu ações populares ao longo da semana contra o governo. Entretanto, não há definição sobre ações públicas. Ações populares são programadas em diversas cidades brasileira para o domingo, 21 de maio. Além disso, manifestações também estão agendadas para o dia 24 de maio, em Brasília, convocadas pelas centrais sindicais dos trabalhadores.

Guilherme Siebeneichler