Começa as eleições de 2022 e mais de 53 mil eleitores de Venâncio Aires devem ir às urnas

Olá Jornal
outubro01/ 2022

Em Venâncio Aires mais de 53 mil eleitores devem ir às urnas neste domingo, 02. Os cidadãos precisam comparecer nas seções até as 17h. Na Capital do Chimarrão a abertura dos locais de votação foi tranquila e sem problemas identificados em urnas eletrônicas. O eleitor deve levar a sua colinha. O processo de registro do voto leva em média 1 minuto e meio. Na 93ª Zona Eleitoral, com sede em Venâncio, a expectativa é de concluir a apuração dos votos até as 21h.

Regras

É permitida manifestação individual e silenciosa do eleitor no dia da votação, o que inclui uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas. É também permitida a chamada colinha de papel, contendo os números dos candidatos escolhidos.

Também é proibido o transporte de eleitores aos locais de votação. Vestimentas como chinelo, shorts ou bermudas são permitidos. Já roupas de banho, como biquinis e sungas, são proibidos.

Celulares e câmeras

Não é permitido ao eleitor entrar na cabine de votação portando celular, máquina fotográfica, filmadora ou qualquer equipamento de radiocomunicação. Com essa medida, o TSE busca garantir o sigilo do voto.

É também proibido o porte de armas de fogo, tanto para civis como para integrantes de forças de segurança que não estejam em serviço.

A medida vale, inclusive, para aqueles que possuem porte de arma. Estão também proibidos o transporte e a posse de armas por colecionadores, atiradores desportivos e caçadores, no dia e no pós eleições.

Olá Jornal