Com restrições para o público, posse dos vereadores, prefeito e vice ocorre nesta sexta na Câmara

Olá Jornal
dezembro31/ 2020

Nesta sexta-feira, 1º de janeiro, às 17h ocorre a posse dos novos vereadores, prefeito e vice, para o mandato 2021-2024. O evento será na Câmara de Vereadores, com restrição de público, por conta da pandemia. Os eleitos poderão convidar três pessoas para participar da sessão de posse. O plenário Vicente Schuck possui platéia demarcada para garantir o distanciamento. O acesso ao espaço será controlado, com análise da temperatura e disponibilidade de álcool em gel.

A sessão será presidida pelo vereador mais votado. No evento serão lidos os compromissos dos parlamentares, com declaração e a ata de posse dos novos vereadores eleitos e já diplomados. Conforme o Regimento Interno do Legislativo Municipal, logo após a posse dos vereadores, será realizada a eleição da Mesa para o primeiro ano da legislatura. O vereador Tiago Quintana, mais votado no último pleito, é cotado para a presidência. Nomes da bancada de oposição também foram convidados para compor.

Com a eleição do presidente, vice, secretário e segundo secretário, será realizada a posse do Prefeito Jarbas da Rosa (PDT), e da vice Izaura Bergmann Landim (MDB). Junto à mesa diretora, prefeito e vice, declaram o compromisso de cumprir a Lei Orgânica do Município, e as leis estaduais e federais, para exercício do mandato.

Após o término da Sessão de Instalação, o Prefeito e a Vice-Prefeito serão acompanhados até a Prefeitura Municipal, por uma Comissão de Vereadores para a transmissão dos cargos que também poderá ser feita no próprio local, a pedido do Prefeito eleito.

ONLINE
O público poderá acompanhar a sessão de posse dos eleitos tanto na Câmara Municipal, como na Prefeitura, por meio das redes sociais. A programação na sede do Executivo Municipal também será para empossar os novos secretários do Governo de Venâncio Aires.

SESSÃO ORDINÁRIA
A primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores será realizada no dia 03 de janeiro de 2021. O encontro ocorre no plenário da Casa Legislativa, a partir das 19h. Antes, será realizada reunião preparatória com definição dos membros das comissões parlamentares e destinação dos gabinetes para cada vereador. No primeiro ano de cada nova legislatura não há recesso parlamentar, com isso, as reuniões ordinárias ocorrem nas segundas-feiras. Em caso de feriados, os encontros semanais podem ser modificados.

No dia 04 serão empossados os vereadores suplentes, que ocuparão cadeiras de parlamentares que irão integrar o primeiro escalão do Governo Municipal.

Olá Jornal