Com juros baixos e atendimento sem fronteiras, cooperativas de crédito crescem acima da média

Olá Jornal
julho18/ 2018

As cooperativas de crédito têm motivos para comemorar, fruto de taxas mais competitivas e garantia de cobertura. Em meio a crise, o setor cresce e consolida-se cada vez mais no Brasil. De acordo com a revista Exame, o crescimento nos últimos anos ficou em 20% em operações em média no país. No Rio Grande do Sul, são 82 cooperativas de crédito com 1.947.985 de associados e 9.614 empregados.
A evolução gaúcha pode ser levada como base para o bom desempenho nacional. As instituições gaúchas cresceram, no período de 2015 a 2017, 17,5% no patrimônio líquido, 17% em ativos, 26,5% em sobras e 0,2% em ingressos. O crescimento de 32,3% nos depósitos a prazo demonstra a confiança dos associados no sistema cooperativista, ampliando a credibilidade do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo.

PROXIMIDADE
Com 95% de cobertura dos municípios brasileiros, as cooperativas de crédito estão onde o povo está. Em 564 cidades gaúchas elas são as únicas instituições financeiras presentes. O Sicredi é uma delas no município de Herveiras. Por lá, não há outro banco disponível. No Vale do Rio Pardo, o Sicredi possui 100% de cobertura, em atuação nos nove municípios sendo em alguns deles, como em Venâncio Aires, com mais de uma agência.
O presidente da cooperativa, Heitor Petry, afirma que a inclusão e a missão de desenvolvimento das comunidades onde estão inseridas estão acima dos resultados e, por isso, essas instituições colhem os resultados. “A lógica não é lucro, é levar os serviços,” resume.
Para ele, o cooperativismo tende a crescer ainda mais justamente por acreditar nas pessoas, por fazer elas se sentirem parte e oferecer condições mais acessíveis com o retorno para elas que são as donas do negócio. “É o reconhecimento para aquilo que as cooperativas representam. As condições são justas e o rumo dos negócios é decidido pelas pessoas, que são associadas”.

Olá Jornal