Com foco no empreendedorismo Prefeitura lança programas para qualificar MEIs

Olá Jornal
março13/ 2020

A opção de abrir um negócio, seja prestar serviços ou qualquer outra atividade que exerça sozinho, e se tornar um Microempreendedor Individual é bastante significativo para os cidadãos que trabalham como autônomos e querem se formalizar e se qualificar, e isso é tarefa da Sala do Empreendedor. O departamento nada mais é de que um local mantido pelo Poder Público Municipal para atender os empreendedores, de maneira simplificada e desburocratizada, com orientação e capacitação. Afinal, uma Sala do Empreendedor precisa estar pronta para tirar todas as dúvidas dos empresários.

E pensando, além disso, a Sala do Empreendedor, ligada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, estará disponibilizando no mês de maio mais capacitação para os Microempreendedores Individuais e para os autônomos. A ideia é oferecer programas para aqueles que possuem registro no MEI, assim, focando na prospecção e qualificação do trabalho.

Com isso, o Secretário Claudio Soares, desenvolveu, junto da equipe, um conjunto de soluções específicas para os Microempreendedores, e lançou programas que promovem cursos e oficinas voltadas à qualificação profissional e à formação de Microempreendedores Individuais (MEI), disponibilizando, nesta primeira edição, de 20 a 25 vagas em cursos de qualificação profissional por meio de dois importantes programas: O “Saindo da Caixa” e o “Sementes do Amanhã”.

São vários programas de formação que atingem diversas áreas, como beleza, alimentação, construção civil, entre outras. Desta maneira, os Microempreendedores Individuais, que realizarem os cursos destes programas estarão, ainda mais, qualificados na busca de recursos através de incentivos empresariais.

Os cursos básicos, a maioria gratuitos, que serão ofertados são Gestão de Marketing, Gestão Financeira, Atuação em Redes Sociais, Dicção e Oratória, Vendas, Boas Práticas, Educação Empresarial, entre outros. As aulas serão realizadas em uma sala disponível na Prefeitura. As inscrições ocorrerão em abril e os cursos terão as parcerias do Sebrae, Universidades da região e Ifsul. Ao final do curso será emitido um certificado de conclusão.

Conforme Soares, um dos grandes objetivos da Secretaria, é fortalecer a competitividade do empreendedor local. Ele acredita que uma qualificação mais ativa focada na pedagogia do ensinar a fazer, sem sombra de dúvidas, acaba sendo um diferencial. “Por isso, os nossos projetos estarão atrelados a Sala do Empreendedor, em uma parceria com instituições, terá condição de estabelecer um programa integrado de processos de ensino de aprendizagem para que efetivamente o nosso empreendedor tenha um diferencial competitivo no mercado global”, conclui.

 Sala do Empreendedor de Venâncio Aires é Selo Bronze do Sebrae/RS

A Sala do Empreendedor de Venâncio Aires é uma das 28 unidades do Rio Grande do Sul que recebeu o Selo Bronze. O reconhecimento é uma parceria do Sebrae RS com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) que valoriza os serviços prestados à comunidade e a todos os empreendedores da cidade.

Para receber a certificação, a Sala passou por etapas de avaliação por meio de questionários, envio de materiais e entrevistas. Foram avaliados vários critérios, respondidos pelos municípios no site da FNQ. Para receber o Certificado, foi necessários os pré-requisitos para os níveis básico e intermediário.

Das 88 Salas do Empreendedor gaúchas que se inscreveram para receber a certificação do Sebrae/RS, sete conquistaram o Selo Ouro. Outras oito receberam o Selo Prata e 28 o Selo Bronze. “A Certificação da Sala do Empreendedor, reconhece os esforços da Administração Municipal, em oferecer um serviço de qualidade para os nossos empreendedores. Nós ficamos muito felizes com esta certificação e com certeza a gente vai aprimorar os nossos atendimentos para que a gente vá em busca da certificação ouro”, destaca a Coordenadora da Sala do Empreendedor, Tatiane de Andrade.

Requisitos para a abertura do MEI

Para realizar a abertura do MEI, é necessário atender alguns requisitos importantes:

*Faturar até R$81 mil ao ano;

*Optar por uma atividade válida para o MEI;

*Não possuir ou ser sócio de outra empresa;

O MEI é um microempreendedor individual que fatura até R$ 81 mil ao ano. Este empreendedor pode contratar até 1 funcionário que deve receber um salário mínimo ou o valor do piso da categoria. Atualmente, Venâncio Aires conta com 2.462 MEIs formalizados, conforme dados da Receita Federal, Deste total, 1390 são homens e 913 são mulheres. Sendo as 3 primeiras áreas em alvenaria com 330, beleza com 183 e comércio e serviços de vestuário com 170 inscritos. Já autônomos são, no momento, 939.

Em média, são 500 atendimentos realizados por mês. Já na faixa etária de 31 a 40 anos são, atualmente, 737 inscritos no MEI.

A Sala do Empreendedor fica localizada na Rua General Osório, no prédio ao lado da Prefeitura. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min. O telefone para contato é o 39831000, ramal 252.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal