Clima na atual safra pode afetar a produtividade da soja em Venâncio Aires

Olá Jornal
abril13/ 2024

A safra de soja deve registrar diminuição de produtividade em Venâncio Aires. Até a última semana dos 6.450 hectares plantados, cerca de 1 mil já estavam colhidos. O acompanhamento é feito pelo escritório local da Emater/Ascar. Atualmente, a cultura envolve 260 produtores, que possuem média acima de 6 hectares cultivados.

Conforme o engenheiro agrônomo e chefe do escritório da Emater de Venâncio Aires, Vicente Fin, a produtividade tem oscilado em determinadas regiões, em função dos períodos de colheita, porém, não deve alcançar a estimativa inicial de 60 sacas por hectare. “Dos cerca de 1 mil hectares colhidos tivemos locais com até 79 sacas por hectare e outras com 35. É uma variável a questão da produtividade. Porém, acreditamos que não vai ficar a área geral com as 60 sacas que eram esperadas inicialmente por hectare.”

Fin afirma que houve impactos pelas condições climáticas e as diferentes épocas de plantio. “Tem um pouco de atraso no plantio em janeiro, quando o normal é até dezembro. Também tem a história de que algumas lavouras floresceram naquelas temperaturas muito elevadas que acabou secando um pouquinho. Mas a gente sabe que tem muitas por ser colhida e a gente não sabe como vai ainda a questão do tempo,” pontua.

O acompanhamento da Emater de Venâncio Aires apontam que atualmente 1.500 hectares de áreas estão prontos para a colheita. Desta forma, cerca de 2,5 mil hectares estão em fase de colheita ou já fora das lavouras. O restante dos quase 4 mil hectares de área plantada estão em fase de enchimento de grão ou ainda em maturação.

ESTADO
No Rio Grande do Sul, a soja está no estágio final do ciclo produtivo. A colheita alcança 20% da área cultivada. Cerca de 51% das lavouras encontram-se em processo de maturação. Em termos de produtividade, os resultados são variáveis. Porém, há aumento perceptível nos rendimentos das áreas colhidas, durante o período, em comparação aos anteriores, o que evidencia maior potencial de rendimento nas lavouras semeadas entre o final de novembro e o início de dezembro e nas de ciclos menos precoces. A produtividade estadual projetada é de 3.329 kg/ha.

Olá Jornal