Clima afeta produtividade do tabaco no campo de Venâncio Aires

Olá Jornal
novembro21/ 2022

O escritório local da Emater/Ascar já analisa os impactos do clima na produção agrícola de Venâncio Aires. A equipe já verifica a redução na produtividade com tabaco, principal cultura no campo. A falta de chuvas deve diminuir a produção média por hectare. A área plantada vai encerrar o atual ciclo em 2,2 mil hectares. Inicialmente, a projeção era de 2,3 toneladas por hectare. Porém, o volume médio deve ficar em 2,2 toneladas. Com isso, a safra deve encerrar o período de colheita perto das 18 mil toneladas. A expectativa era de chegar perto das 20 mil toneladas produzidas no município, o que não vai se concretizar.

Conforme o engenheiro agrônomo e chefe do escritório local da Emater Venâncio Aires, Vicente Fin, o período mais seco tem prejudicado a formação das folhas de tabaco.

“Realmente o sol tem castigado as plantas, apesar da chuva no início do cultivo. Tem bom tempo para andar, mas pode seguir prejudicando essa reta final das lavouras,” afirma.

O tempo frio também prejudicou o desenvolvimento das plantas. “Tivemos um clima seco e frio neste ano, o que acabou postergando o desenvolvimento, e na hora de fazer a folha de tabaco faltou água nas lavouras. Possivelmente uma mudança da produção, com a estimativa de atingir 18,8 mil toneladas produzidas, mas acho que não vamos chegar lá,” explica.

MILHO
Outra cultura que já registra perdas, segundo a Emater de Venâncio Aires, é o milho, que também está no período de formação das espigas. “O milho está sofrendo. Se não chover logo, em até em cinco dias já teremos perdas no milho em granação.”

Neste ciclo, as plantações de milho alcança 10,5 mil hectares, com produtividade de até 6,8 mil quilos por hectare. A previsão inicial da Emater é de encerrar a safra com mais de 68 mil toneladas de produção.

Olá Jornal