A direção do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) participa, na próxima segunda e terça-feira, dias 27 e 28, de reuniões promovidas pela Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (AGCONP). Os encontros que ocorrem em dois momentos com o Executivo Gaúcho, têm como objetivo discutir sobre a possibilidade de ampliação de repasses e recursos financeiros na área da saúde, para a gestão e atendimentos, assim como a viabilidade de novas parcerias para as entidades regionais.
Representando o Vale do Rio Pardo, o prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, que é vice-presidente do Cisvale, participará das agendas, que se iniciam na segunda-feira, 27, marcado para ocorrer com o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Rafael Mallmann, em Porto Alegre. A pauta é um dos principais temas da mobilização na Capital. A Associação dos Consórcios ventila a possibilidade de ampliação das parcerias e convênios entre o governo do Estado e os Consórcios Gaúchos. Antes do encontro com Mallmann, o grupo que representa os consórcios reúne-se na sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), para um alinhamento de pauta das agendas marcadas para a próxima semana.
Na terça-feira, 28, o encontro é com a Secretaria Estadual de Saúde Arita Bergmann. A pauta diz respeito à possibilidade de aumento de repasses de incentivos financeiros aos Consórcios Públicos, ingresso e atualização de entidades que ainda não recebem o referido incentivo, e demais políticas públicas que o atual governo do Estado poderá apresentar aos consórcios regionais. A agenda com o governo está marcada para às 9h30min da terça-feira, 28/02.
Na área da saúde, o Cisvale, que atualmente atende a 400 mil habitantes nos 17 municípios que integram o grupo, mantém o Centro Regional de Especialidades Médicas (CREM), contando com mais de 40 especialidades na área da medicina. Além disso, mantém o Centro Regional de Referência (CRR) em Transtorno do Espectro Autismo (TEA), seguindo os princípios do programa estadual TEAcolhe, atendendo os municípios da 28ª região de saúde.
CRÉDITO: AI CISVALE