Pancadas de chuva predominam em todas as regiões gaúchas nesta sexta-feira, 18, devido a atuação de um ciclone extratropical no oceano, entre o Uruguai e a Argentina. Existe risco de temporal na Campanha, no Sul e na Fronteira Oeste, principalmente durante a primeira metade do dia. Nas demais áreas do Estado, a instabilidade, de intensidade de moderada a forte, ocorre entre períodos de céu nublado a partir da tarde.
Os maiores acumulados do dia, 60 milímetros, ocorrem em cidades como Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, em Lavras do Sul e Santa Maria, na Região Central, e em Bagé e Dom Pedrito, na Campanha. Esse volume de chuva representa entorno de 50% da expectativa para o mês.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, válido até as 10h desta sexta-feira, para risco de temporal no Rio Grande do Sul. O marcador aponta que as regiões de maior risco são a Fronteira Oeste, o Sul, a Campanha, o Litoral Sul e parte da Região Central e do Noroeste. A chuva pode atingir até 100mm de volume e o vento chegar a 100 km/h. Nessas regiões, existe possibilidade de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
No sábado, 19, a chuva deve perder força, mas ainda podem ocorrer pancadas no Norte. Uma massa de ar polar vai atuar no RS, o que fará com que as temperaturas diminuam em todas as regiões. A tendência é de que o tempo firme e o frio sigam prevalecendo no Estado no domingo, 20. Pode ter geada na Campanha e na Serra.
Com informações GZH