Chuva prejudica lavouras de Venâncio

Olá Jornal
novembro09/ 2019

A chuva dos últimos dias terá reflexos nas lavouras de Venâncio Aires. De acordo com o escritório local da Emater/RS Ascar, diversas culturas terão atraso no plantio como milho e soja. Outras já em solo como arroz, tabaco e hortifruti terão perdas.

De acordo com o chefe da unidade, Vicente Fin, ainda não é possível mensurar as perdas, no entanto, serão inevitáveis. “Ainda temos como avaliar o quanto que a chuva vai prejudicar mas o atraso no plantio é certo”.
No tabaco, a estimativa é de perda em 50 hectares em regiões como Vila Arlindo e Estância Nova. “São lugares de baixada onde a água fica acumulada provocando perda de até 1 folha e meia nas primeira apanha. O vento também contribuiu pois deita a folha que acaba apodrecendo”, explica Fin.

ESTADO
O plantio da cultura do milho no RS teve desaceleração em virtude das precipitações ocorridas no período. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira, 07, a área de plantio de milho no Estado atingiu 79%, com 85% das lavouras na fase de desenvolvimento vegetativo, 14% em floração e 1% no início da fase de enchimento dos grãos. Na regional de Santa Rosa estão implantados até o momento 75% da área prevista para a cultura do milho.

A colheita das lavouras de trigo atingiu 67% da área. Atualmente, 3% das lavouras de trigo estão em enchimento do grão e 30% em fase de maturação. As lavouras colhidas ainda apresentam boa produtividade, mas com perda de qualidade do produto final. A produtividade média das lavouras colhidas até o momento está acima de 50 sacas/ha.

Olá Jornal