Candidatos à reitoria da Unisc buscam sugestões da comunidade para futuro da instituição

Olá Jornal
outubro29/ 2021

A chapa única à reitoria da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), liderada pelo professor radicado em Venâncio Aires, Rafael Henn e a vice, Andreia Valim, tem buscado ampliar os contatos com a comunidade. A proposta é ouvir demandas e sugestões para o futuro da instituição de ensino superior. Pela página fb.com/rafaelreitorunisc a comunidade é convidada a discutir propostas que colaborem com o desenvolvimento da universidade.

Segundo o professor, a candidatura objetiva ampliar o contato com as comunidades onde a Unisc está inserida. “Realizados dois encontros com professores e técnicos administrativos, para ouvir ideias e demandas. Agora queremos conhecer propostas com ajuda da comunidade. Este contato é fundamental para enxergarmos projetos que podem ser desenvolvidos no ambiente acadêmico,” explica Henn.

Conforme o candidato à reitor, entre as sugestões já verificadas está a ampliação de parcerias com o poder público e iniciativa privada. “Estas relações deverão ser ampliadas para garantir soluções em demandas. Uma delas, que será prioridade, busca fomentar a formação de professores. Já está em avaliação trabalho junto às escolas, buscando garantir qualificação e incentivo aos estudantes.”

A formação de profissionais para a docência já está nos planos de desenvolvimento, a partir de solicitação encaminhada pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6º CRE). “Há casos no Estado em que os concursos não têm candidatos. A formação de professores é uma demanda, e queremos ampliar projetos neste sentido, buscando atrair o interesse de acadêmicos para a profissão,” destaca Henn.

FINANCIAMENTOS
Entre os desafios para a gestão da universidade, o financiamento do ensino superior ganha destaque. Isso porque, desde 2015 o acesso aos créditos públicos foi reformulado, diminuindo o ingresso de estudantes por meio do Fies, por exemplo. Para Rafael, uma alternativa é fundamental para suprir a demanda. “Há muitas pessoas que precisam do financiamento para garantir o ingresso ao ensino superior. Esta é uma pauta que está envolvendo todas as universidades do país,” afirma.

O retorno do financiamento estudantil federal não é vislumbrado por enquanto, já que o próximo ano será de eleições. Porém, em âmbito estadual, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), tem discutido com o governador Eduardo Leite (PSDB) para a inclusão de orçamento voltado às bolsas de estudos aos estudantes do Rio Grande do Sul. O projeto tem avançado, segundo Rafael, e pode se tornar um braço das linhas de financiamento da graduação. A expectativa é de inclusão do projeto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), do estado, no próximo ano. A partir disso, será definido o programa de bolsas e áreas abrangidas.

ELEIÇÕES
A campanha eleitoral para a reitoria da Unisc segue até o dia 05 de novembro. Agendas nos municípios são organizadas para visitas aos campus e prefeituras. Em Venâncio Aires o encontro ocorre na próxima quarta-feira, 27, às 14h. As eleições serão realizadas entre os dias 09, 10 e 11 de novembro. Votam professores, técnicos administrativos e acadêmicos.

FOTO: Gelson Pereira

Olá Jornal