A Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) lançou, na noite desta quarta-feira, 13, a campanha “Vale do Rio Pardo, Viva esta Experiência”. O ato ocorreu no Centro Administrativo da Sicredi, na presença de empreendedores e representantes do trade turístico regional. A campanha é parte das ações do projeto Qualifica Turismo do Vale do Rio Pardo, coordenado pelo Sebrae-RS com apoio da Sicredi Vale do Rio Pardo e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar-RS). O vídeo que dá corpo a campanha foi exibido aos convidados durante a apresentação do projeto. Além disso, a entidade apresentou o plano de ação com as propostas para alavancar o setor a partir de agora.
Para o presidente da Aturvarp, Djalmar Ernani Marquardt, a região vive um momento especial para o desenvolvimento do turismo. “A conclusão do projeto Qualifica Turismo Vale do Rio Pardo, que finaliza uma etapa de capacitação para 40 empreendedores da região, somada ao posicionamento que estamos implementando por meio desta campanha, inauguram um novo tempo de desenvolvimento do setor”, avalia.
Entre os projetos apresentados na noite, o vídeo – com imagens captadas em vários municípios da região – é o carro-chefe para o impulsionamento do turismo local. O filme publicitário que dá nome à campanha exibe a riqueza cultural do Vale do Rio Pardo, com destaque para a gastronomia, belezas naturais, turismo de aventura e o acolhimento ao visitante. A abundância da natureza é o pano de fundo para apresentar a região para todo o mundo. “É o nosso cartão de vistas, um resumo do melhor que temos em nossa região. A ideia é despertar a curiosidade de quem não conhece nossa região”, justifica Marquardt.
A importância da paleontologia, presente nos achados históricos da região e o potencial de desenvolvimento do Geoparque do Vale do Rio Pardo também estão presentes no vídeo e nos projetos da Aturvarp. “Terá que acontecer um movimento dos municípios para que este projeto cresça. A associação segue junto nesta caminhada, mas acreditamos que a criação de um consórcio intermunicipal para a gestão deste projeto seja necessária a partir de agora”, detalha o presidente da Aturvarp.
A valorização do turismo
Além do lançamento da campanha promocional, a Aturvarp prepara uma série de medidas que têm como objetivo valorizar o segmento na região. Uma delas é a participação em feiras e eventos especiais, não apenas para exibir o potencial turístico, mas sim, criar contato e relacionamento com agências e empresas ligadas ao segmento. “São dois movimentos: um deles foca no que chamamos de ‘B2B’, que é o relacionamento entre empresas e operadores de turismo. O segundo é promover nossos grandes eventos como a Oktoberfest, Fenachim, ExpoCande, Feira da Produção entre tantos outros”, sublinha o presidente, ao destacar que uma das metas é contratar uma equipe profissional para atendimento em eventos de turismo que a associação participar.
Haverá ainda um reposicionamento da comunicação da Aturvarp. Por meio da remodelação do site e o fortalecimento da marca regional do turismo, serão criadas ações de marketing com veículos de imprensa. “Vamos criar também um concurso fotográfico regional, para criar o engajamento do Vale do Rio Pardo na publicização do turismo.”
O plano estratégico prevê também o inventivo à qualificação constante dos empreendedores e profissionais que atuam na área do turismo. “Vamos incentivar a criação do Santa Cruz do Sul Convention & Visitours Bureau, para ser mais uma das nossas marcas, com atuação direta no fortalecimento do nosso trade turístico”, garante o presidente.
A experiência do turismo
O presidente da Associação do Turismo Rural de Santa Cruz do Sul, Alexandre Guedes da Luz, destacou a criação da entidade, que conta com 20 empreendedores focados no turismo rural na região. “De forma organizada, criamos uma associação para potencializar os nossos empreendimentos. Por meio da qualificação e do fortalecimento do trabalho coletivo, estamos construindo uma identidade regional para o turismo rural”, destaca.
A Associação conta com um roteiro turístico “Cantos e Encantos Rurais”, com cinco empreendimentos do interior de Santa Cruz do Sul. Fazem parte da rota o Recanto Aromas do Monte, Nó de Pinho, Sítio Thomas Ecke, Sítio Pedagógico Paraíso e Brasiliana Cozinha Criativa. “Trata-se de uma experiência de um dia, por vários processos e situações do cotidiano do interior. Tudo isso regado a muita hospitalidade e a nossa gastronomia”, convida.
CRÉDITO: AI ATURVARP