Câmara promove Vereador Mirim na terça-feira

Guilherme Siebeneichler
outubro06/ 2017

O Legislativo de Venâncio Aires prepara para terça-feira, dia 10, mais uma edição do projeto Vereador Mirim. Com o intuito de desenvolver o espírito de liderança e também mostrar a rotina do parlamento, a Câmara receberá 15 estudantes de 6ºs anos de escolas estaduais e municipais, públicas e privadas, da cidade e do interior, para uma tarde de atividades. O evento inicia às 13h30min, no Plenário Vicente Schuck, da Câmara Municipal de Venâncio Aires.

Na presença dos colegas de turmas e professores, os 15 representantes dos educandários terão a oportunidade de ocupar as vagas dos vereadores, farão o juramento e pronunciamentos. Além disso, irão conferir atrações culturais. As jovens Eliana Schwinn e Stefani Dhein irão fazer apresentações musicais, já a instrutora de teatro Sabrini Dias, acompanhada de nove alunos da escola Leontina, irão apresentar duas peças teatrais.

A programação, com previsão de encerrar às 16h, ainda contará com a presença de autoridades do município. Ao final das atividades, os jovens receberão certificados e lanche.

Preparação

Desde a confirmação das escolas participantes, algumas atividades já foram realizadas visando o dia da sessão. Alguns vereadores foram até os respectivos educandários (do seu vereador mirim) para conversar com a turma. A partir do tema proposto ‘Política e o Poder Legislativo’, os alunos também já montaram o seu discurso, que será apresentado na terça-feira. E para estarem ainda mais afinados no evento, os 15 estudantes serão recebidos na Câmara na próxima segunda-feira, dia 9. Durante a tarde, conhecerão a Casa e seu funcionamento, acompanharão as atividades dos assessores e vereadores e será definida em eleição a Mesa Diretora, que exercerá suas atribuições na sessão de terça. Além disso, a jovem Ana Carolina Bienert, que participou do projeto em 2013, vai explanar aos 15 participantes sobre sua experiência vivenciada no projeto e o legado que lhe deixou.

 

ALUNOS SELECIONADOS

Amanda Vogt de Medeiros – Dom Pedro II –Sandra Wagner e suplente Luiz Fernando Thiesen

Ana Julia Riedel – Brígida do Nascimento – Tiago Quintana

Ana Vitória Machado – Wolfram Metzler – Ana Cláudia do Amaral Teixeira

Betina Petry Moreira – Professor José de Oliveira Castilhos – André Puthin

Douglas Pedroso Gambarra – Cidade Nova – Izaura Landim

Eduarda Vitória Tessi – Alfredo Scherer – Ezequiel Stahl

Elisandro Gabriel Wessling – Pedro Benno Bohn – Gilberto dos Santos

Franklin Mikael Henckes – Jubal Junqueira – Adelanio Ruppenthal e suplente Willian Schneider

Larissa Pereira – Apae – Helena da Rosa

Marcela Kist de Souza – Colégio Bom Jesus – Duda Kappel

Matheus Endrigo Wagner Alves – Dois Irmãos – Tata Haussen

Matheus Pacheco Martins – José Duarte de Macedo – Sid Ferreira

Natali Ferreira – Professora Leontina – Zé da Rosa

Paula Carolina F. de Freitas – Coronel Thomás Pereira – Clécio Espíndola

Peter Russel Fagundes – Perpétuo Socorro – Ciro Fernandes

CRÉDITO: AI Câmara de Vereadores

Guilherme Siebeneichler