Câmara homenageia a Capitã Scheila Gaira

Guilherme Siebeneichler
setembro19/ 2017

A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires prestou uma homenagem a capitã da Brigada Militar, Scheila Letícia Ziemann Gaira. A iniciativa, proposta pela vereadora Sandra Helena Wagner, do PSB, foi aprovada pelos parlamentares e condecorou a oficial, com um certificado na sessão ordinária, realizada na noite desta segunda-feira, dia 18.

Segundo a proponente, esta é uma forma de reconhecer os eficientes serviços prestados pela capitã a comunidade, durante o período que atuou como comandante da 3ª Companhia da Brigada Militar, de Venâncio Aires. “Eu lhe admiro muito como pessoa e como profissional. Quero salientar, o orgulho de termos tido uma mulher a frente da Brigada Militar aqui em Venâncio Aires.”

Scheila Letícia Ziemann Gaira comandou a 3ª Companhia da Brigada Militar de agosto de 2016 até julho deste ano. Após 25 anos de efetivo serviço na carreira militar, hoje, com 41 anos de idade, a oficial faz parte da reserva.

Atualmente Scheila mora em Santa Cruz do Sul, é mãe da Gabrielle e casada com Hélcio Moisés Gaira, que comanda a 2ª Companhia da Polícia Rodoviária Regional.

Scheila foi a segunda mulher a assumir o comando da BM local. A primeira foi a Tenente Elizabete Chiste Colvero.

Durante o período em que Comandou a 3ª Cia de Venâncio Aires, a Capitã Scheila teve como principais norteadores de seu comando os princípios de Polícia Comunitária, investindo na aproximação com a comunidade através do Proerd que foi aplicado nas escolas do município e na Patrulha Comunitária do Interior (PCI) na área rural. Destacam-se também neste período um grande número de prisões em flagrante, dentre as quais pode ser mencionada a prisão dos meliantes que assaltaram o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e presos logo em seguida por uma guarnição da Brigada Militar de Venâncio Aires.

A oficial, durante a sua fala, enfatizou o empenho de sua equipe e da própria comunidade em prol da segurança no município. “Segurança pública é responsabilidade da polícia, mas é um dever de todos. E aqui em Venâncio essa responsabilidade de cada cidadão é cumprida. Pois vi em cada cidadão uma acolhida e um braço estendido, uma mão amiga para o que fosse necessário. Só tenho a agradecer, pois foi um ano de muita realização profissional, de felicidade e posso dizer que fiz o meu melhor, o que fui preparada para fazer. Planejei, busquei assessoria, ouvi subordinados e a comunidade para desempenhar ações e fazer acontecer.”

FOTO: Vanessa Behling

CRÉDITO: AI Câmara de Vereadores

Guilherme Siebeneichler