Câmara de Vereadores analisa 10 matérias na sessão desta segunda-feira, 17

Olá Jornal
maio17/ 2021

Os vereadores de Venâncio Aires analisaram nesta segunda-feira, 17, 10 itens na pauta de discussões. Entre as matérias, quatro moções que serão encaminhados para autoridades, cinco requerimentos de homenagens e um ofício do Executivo Municipal, direcionando recursos indicados pelos vereadores no orçamento de 2021. 

Este último engloba recursos de 11 emendas impositivas indicadas por vereadores na legislatura passada. Pela impossibilidade de execução, a Administração Municipal propôs o direcionamento direto dos recursos no valor de R$ 400 mil para serviços especializados, consultas, diagnóstico e terapêutico em saúde. Outros R$ 401,6 mil para fins de qualificação da estrutura física do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Os vereadores aprovaram o novo encaminhamento global de recursos, com isso serão encaminhados ao Parlamento Municipal projetos de lei para utilizar os valores e alteração no Orçamento Municipal de 2021. 

MOÇÕES

Entre as moções aprovadas, uma é de aplauso que será encaminhada à Polícia Civil de Venâncio Aires, parabenizando pela operação que resultou na maior apreensão de drogas do município. Outra de apoio é direcionada ao deputado federal Flaviano Flávio Baptista de Mello, autor de leis de atualização da legislação de segurança e medicina do trabalho. Ainda na noite foi aprovada moção de aplauso que será encaminhada ao deputado estadual Tiago Simon, pela aprovação da lei que institui o Dia Estadual da Proclamação do Evangelho.

REQUERIMENTOS 

Também na sessão foram aprovadas homenagens à empresas instaladas no município. Receberão reconhecimento do Legislativo Municipal a Arcido Auto Peças Ltda; Kappel Imóveis e Comercial Mahle. Além disso, receberão homenagens o comunicador Moacir Eisermann pelos 30 anos de Rádio Venâncio Aires e Carlos Eduardo Kroth, Bombeiro Militar e Triatleta, que percorreu de bicicleta o trecho entre o Cristo Protetor, em Encantado e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. 

TRIBUNAS

A sessão também contou com tribunas livres. A primeira foi utilizada pelo Diretor Regional do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiágua/RS), Sérgio Ricardo D´Avila Krug. O dirigente sindical abordou a privatização da Corsan e as perdas para o Estado e municípios atendidos pela estatal.  

Representante do SindiáguaRS, Sérgio Ricardo D’Avila Krug, questionou a privatização da Corsan

O presidente da Associação de Taxistas de Venâncio Aires, Jairo Daniel Pilz, também utilizou a tribuna da Câmara. O representante solicitou apoio dos vereadores para ampliar a fiscalização contra o transporte irregular de passageiros no município.

Jairo Daniel Pilz da associação dos taxistas solicitou maior fiscalização contra o transporte clandestino

RESUMO SESSÃO DESTA SEGUNDA-FEIRA 17 DE MAIO DE 2021

APROVADO POR TODOS OS VEREADORES O OFÍCIO DO EXECUTIVO N° 192/2021 que sugere a destinação de recursos indicados em emendas impositivas, por conta da impossibilidade de execução técnica.

APROVADA A MOÇÃO N° 0094/2021 DE AUTORIA DO VEREADOR DIEGO WOLSCHICK/PTB. A Moção de Apelo será encaminhada ao ao Prefeito de Venâncio Aires Jarbas Daniel da Rosa, e a Empresa Gaúcha de Rodovias – EGR, representada pelo Diretor Presidente Marcelo Gazen, para que realize melhorias na iluminação do trevo de acesso a Venâncio Aires, na RSC-287.

APROVADA A MOÇÃO N° 0095/2021 DE AUTORIA DO VEREADOR RICARDO BERGMANN LANDIM/PSL. A Moção de Aplauso é endereçada ao Delegado Vinícius Lourenço de Assunção, Delegado Felipe Staub Cano, Inspetor Paulo Roberto Ullmann, Inspetor Rodrigo Miranda Ethur, Inspetor Cassiano Dal Ongaro, Escrivão Cássio Oliveira e Inspetor Matheus Heinemann, todos lotados na Delegacia de Polícia Civil de Venâncio Aires, pela realização da maior apreensão de drogas da história do Município.

APROVADA A MOÇÃO N° 0096/2021 DE AUTORIA DO VEREADOR ANDRÉ PUTHIN/MDB. A Moção De Apoio é direcionada ao Dep. Federal Flaviano Flávio Baptista de Melo(MDB), pelo Projeto de Lei 422/07 que “ Altera o art. 162, Seção III, e o art. 168, Seção V, do Capítulo V do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho, relativo à segurança e medicina do trabalho e dá outras providências.”

APROVADA A MOÇÃO N° 0097/2021 DE AUTORIA DO VEREADOR SIDNEI LUÍS FERREIRA/PDT. A Moção de Aplauso endereçada ao Sr. Tiago Simon, Deputado Estadual (MDB), pela aprovação do Projeto de Lei nº 61/2019, de sua autoria.

APROVADO O REQUERIMENTO N° 0029/2021 DE AUTORIA DO VEREADOR SINEI LUÍS FERREIRA/PDT que solicita homenagem aos 20 anos de atividades da empresa Arcido Auto Peças Ltda.

APROVADO O REQUERIMENTO N° 0030/2021 DE AUTORIA DA VEREADORA CLAUDETE MARISA DA SILVA CITTOLIN/PSD que solicita homenagem ao locutor Moacir Eisermann pelos 30 anos de Rádio Venâncio Aires.

APROVADO O REQUERIMENTO N° 0031/2021 DE AUTORIA DO VEREADOR SIDNEI LUÍS FERREIRA/PDT para homenagear a Imobiliária “Kappel Imóveis”, pela passagem dos seus 45 anos de criação no município.

APROVADO O REQUERIMENTO N° 0032/2021 DE AUTORIA DO VEREADOR CLÉCIO ESPÍNDOLA/PTB que solicita homenagem ao Triatleta e Bombeiro Militar, Carlos Eduardo Kroth. 

APROVADO O REQUERIMENTO N° 0034/2021 DE AUTORIA DO VEREADOR ELÍGIO WESCHENFELDER/PSB para homenagear a “Comercial Mahle” como a empresa mais antiga em atuação no município.

Olá Jornal