Brito no South Summit: ‘Desafio vocês, jovens empreendedores, para que possamos construir alternativas para métodos de irrigação’

Olá Jornal
março25/ 2024

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito (PP), foi o primeiro painelista da tarde desta sexta-feira (22), no South Summit 2024, evento de inovação, tecnologia e empreendedorismo realizado no Cais Mauá, em Porto Alegre. O painel ‘Projeto de Agricultura Resiliente: Novas Tendências em Irrigação’ teve mediação da comunicadora Gisele Loeblein.

O chefe do Legislativo pontuou aspectos do ‘RS Sustentável: Cada Gota Conta’, a partir dos temas que marcam a gestão 2024-2025 na ALRS: reservação de água, irrigação e piscicultura. Os três anos de estiagens recorrentes num espaço temporal de cinco anos no Rio Grande do Sul foram amplamente analisados na explanação.

“Com secas, não apenas o campo, mas a cidade também é afetada e deixa de gerar recursos e renda. Na zona rural, os agricultores se aposentam e os filhos já não permanecem ali. Irrigando, com utilização de açudes e barramentos, no mínimo, a produção dobra numa mesma área de plantio”, afirmou o deputado decano ao demonstrar um caminho possível tanto para a continuidade do trabalho de jovens no setor agrícola quanto para soluções estruturais viáveis que suplantem os períodos de crise.

O exemplo de Israel, país visitado pelo parlamentar em duas ocasiões, foi reforçado no painel com dados que demonstram uma peculiaridade da nação do Oriente Médio: 80% das necessidades de alimentos dos israelenses são produzidos localmente, mesmo em região desértica.

O ponto alto do discurso ocorreu quando Brito chamou os participantes da conferência à ação. “O que puder vir daqui, do evento, para o fomento de novas tecnologias destinadas aos sistemas irrigatórios, será bem-vindo. Desafio vocês, jovens empreendedores, para que possamos construir, juntos, as alternativas para métodos de reservação de água sem causar prejuízos ao meio ambiente”, incitou o líder do Parlamento durante fala para o público presente ao Palco Arena.

Resultados de tratativas realizadas em Brasília nesta semana, durante viagem institucional, também foram compartilhados durante a palestra. Destaque para os desdobramento acerca do Projeto de Lei de autoria do Senador Heinze (PP). O PL 1.282/2019 já foi aprovado no Senado e atualmente inicia fase de tramitação na Câmara Federal, com a relatoria do deputado Afonso Hamm (PP).

A matéria altera a Lei 12.651/12 relacionada ao Código Florestal, que trata da construção de reservatórios para irrigação em propriedades rurais. O presidente da ALRS ainda salientou as conversas já realizadas com Ministério Público e Secretaria do Meio Ambiente, além de encontros esclarecedores com representantes da sociedade civil, federações, associações, sindicatos, produtores e cooperativas. O Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional organiza a realização de seis a oito encontros para debater os temas norteadores da gestão Brito em municípios do interior.

O evento internacional, com origem em Madrid, na Espanha, chega a sua terceira edição na capital gaúcha e reúne empresários, palestrantes e fomentadores de startups de, aproximadamente, 50 países em espaços de trocas de experiências, debates, negócios e exposições. Até esta sexta, data do encerramento, são esperados cerca de mil investidores e 600 painelistas. A Assembleia contou, durante os três dias de feira, com um estande informativo na área de expositores institucionais.

CRÉDITO: AI ALRS

FOTO: Rodrigo Rodrigues

Olá Jornal