Brasil apresenta projeto na COP10 para discutir impacto do tabagismo no Meio Ambiente

Olá Jornal
fevereiro06/ 2024

A delegação do Brasil na 10ª Conferência das Parte (COP10) para o Controle do Tabaco (CQCT) no Panamá, apresenta projeto para discutir o impacto do tabagismo no meio ambiente a partir do resíduo gerado pelos produtos de tabaco. A proposição contempla o artigo 18 da Convenção que trata de pontos para a proteção ambiental. O tema não estava na pauta oficial do evento, mas sua inclusão foi solicitada pelo Brasil, conforme já divulgado pelo Olá Jornal, e teve aprovação para discussão.

O país apresentou o projeto nesta segunda-feira, 05, primeiro dia de COP10. Uma das sugestões do texto proposto é de restringir a utilização de filtros do cigarro. A medida pode impactar a cadeia produtiva uma vez que não há alternativa para a substituição dos filtros. A votação poderá ocorrer em qualquer momento do evento que vai até o sábado, 10. 

A medida contraria a posição manifestada pelos ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira de que não haveria consenso em pautas que afetassem a produção de tabaco.

O tema da proposta apresentada pela delegação do Brasil na conferência também será pautado com o embaixador brasileiro no Panamá,  Carlos Henrique Moojen de Abreu, que chefia o grupo durante a COP10. Representantes do setor querem garantir que não ocorram impactos econômicos à produção.

FOTO: Janine Niedermeyer

Olá Jornal