Auxílio-aluguel é a principal demanda por incentivos industriais em Venâncio

As formas de atração de investimentos para o município segue sendo uma das prioridades da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.  O principal pedido para incentivo industrial é o auxílio-aluguel, entretanto, no orçamento deste ano – realizado em 2016 – estão previstos R$ 70 mil para este tipo de convênio. Para garantir apoio aos empresários a Administração Municipal busca formas de repassar terrenos.

A pasta municipal trabalha na busca por áreas que possam ser destinadas a novos empreendimentos e na geração de postos de trabalho. Os dois últimos lotes públicos disponíveis no Distrito Industrial foram destinados para a empresa Automate.  Agora, um projeto em fase inicial fomenta a proposta de criar cinco áreas de terrenos para incentivos. A principal delas é a área remanescente da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires.

Outros espaços são avaliados, em demais pontos do município. Sem adiantar o tamanho dos lotes e os locais, o secretário Nelsoir Battisti (PSD), afirma que a proposta é de fomentar demais nichos de crescimento industrial. “Estamos trabalhando com cinco áreas de terras para o desenvolvimento industrial. Queremos dividir inclusive com segmentos da indústria. Atualmente não há mais disponibilidade no distrito, por isso são necessários mais investimentos deste tipo.”

O apoio para o pagamento de aluguéis segue sendo a principal demanda para incentivo, conforme Battisti. Para o próximo ano, a pasta espera garantir mais recursos para incentivos industriais. O orçamento de 2018 será construído no mês de setembro. “Queremos fomentar essa ideia, até porque a geração de empregos foi uma das bandeiras durante a campanha,” ressalta.

Guilherme Siebeneichler