Aulas presenciais nas escolas estaduais devem retornar no dia 20

Olá Jornal
outubro08/ 2020

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) convocou os servidores e professores do Ensino Médio e Ensino Técnico para retornar às atividades presenciais nas escolas a partir de 05 de outubro, mas adiou a volta às aulas, inicialmente marcada para o dia 13, para a semana seguinte. Assim, a retomada no Ensino Médio estadual ficou para 20 de outubro. A mudança na data se deve pela organização das escolas, principalmente com os itens de proteção e equipamentos.

Ainda na semana passado o núcleo local do Cpers/Sindicato, se posicionava contrário ao retorno, por conta da falta de condições sanitárias. Conforme a professores e integrante do sindicato, Marione Drebel, a maior parte das direções escolares organizaram a compra de materiais para proteção, com recursos de manutenção. Os itens não foram encaminhados pelo Estado, o que acarretou demora para concretizar a compra.

O retorno, de acordo com o governo, se dará em regime de plantão, em revezamento e escalonamento, cumprindo todos os protocolos sanitários do modelo de distanciamento social controlado. Durante o período, serão realizadas ações de organização das equipes, adaptação dos ambientes frente aos protocolos e alinhamento pedagógico, entre outras iniciativas. A Seduc também encaminhou às Coordenadorias Regionais de Educação documento com orientações para o retorno das atividades presenciais de preparação nas escolas estaduais a partir de 05 de outubro. Entre os requisitos para a ação está a aquisição e uso de máscaras, álcool gel, termômetro, luvas descartáveis de látex, produtos de higienização, água sanitária e desinfetantes, conforme os protocolos sanitários.

Todos os materiais para as equipes das escolas e para os estudantes devem ser garantidos pelo Estado. O governo afirma ainda que irá dispor de um investimento na casa de R$ 270 milhões para aprendizagem, capacitação, aquisição de equipamentos de proteção e materiais de desinfecção e contratação de professores e profissionais de apoio (serventes e merendeiras).

Olá Jornal