Audiência pública discute qualidade da água e busca caminhos para solucionar problemas de abastecimento em Venâncio 

Olá Jornal
fevereiro02/ 2023

A noite desta quinta-feira, 02, foi de debate na Câmara de Vereadores sobre a qualidade da água em Venâncio Aires. Participaram parlamentares, representantes da Prefeitura, Vigilância Sanitária e Corsan. Coloração, cheiro e parâmetros legais de análise entraram na pauta de discussão. Além disso, novos investimentos para captação de água na Capital do Chimarrão estiveram na mesa de debates. 

A Corsan contratou uma empresa terceirizada para elaborar um estudo e apontar os futuros investimentos para captação de água, que hoje é feita no Arroio Castelhano. Até 2025 a empresa deverá implementar essa nova fonte. A informação foi confirmada pelo gerente local da estatal, Ilmor Dörr, que participou da audiência. 

Participaram da audiência, representantes da Corsan, Administração Municipal, Câmara e Vigilância Sanitária

Quanto à qualidade da água, a situação está sendo vivenciada por diversos municípios, em função da estiagem no Rio Grande do Sul, segundo a companhia. O coordenador da Vigilância Sanitária, Gabriel Alves, detalhou as medidas para acompanhar os parâmetros de qualidade da água. O profissional afirmou que a Vigilância está mantendo as notificações. Entretanto, destacou que nem a Corsan, ou a Vigilância sabem o motivo da coloração da água nas torneiras. Durante um período foi identificado que não estava chegando com cloro mínimo, com elevação da dosagem pode ter afetada a coloração. 

Dörr lembrou ainda que é fundamental o consumidor informar a Corsan sobre problemas de coloração e falta de abastecimento. “É preciso direcionar as reclamações pelos meios oficiais da Corsan, para ter o registro e o protocolo.”

 A procuradora geral da Prefeitura de Venâncio Aires, Gisele Spies Chitolina, detalhou as ações e penalidades impostas pelo Município, por falhas no abastecimento e qualidade da água. “O Município está olhando com muito zelo essa situação. Se tivermos que romper o contrato da Corsan, já estaremos preparados, com um Plano B, para repassar a outra empresa essa prestação de serviços. Há deficiência de estrutura de abastecimento e o Município tem cobrado.”

COMUNIDADE

O vereador Elígio Weschenfelder (PSB), informou que pretende encaminhar ao Ministério Público proposta solicitando isenção de cobrança dos consumidores por um mês. No mesmo sentido, o vereador proponente da audiência, Ezequiel Stahl (PTB), destacou que irá solicitar à empresa relatório de reclamações sobre a qualidade da água, e encaminhará ao MP. A partir desta lista, irá solicitar isenção de cobrança das tarifas para os consumidores que relataram problemas nos meios oficiais da Corsan. 

Representantes da comunidade fizeram questionamentos sobre medidas e ações para melhorar os serviços da Corsan. Um deles foi o morador do bairro Universitário, Djalma da Silva, que solicitou medidas práticas. “Queremos saber quem vai resolver de forma prática o problema da água em Venâncio?”

CURTO PRAZO

Em curto prazo, para garantir melhorias no abastecimento, o gerente local da Corsan confirmou que dois poços serão colocados em operação. Um no Loteamento Scienza e outro no bairro Aviação, próximo a rua Barão do Triunfo. 

Aliado a isso, o Município também anunciou que fará a contratação de profissional de saneamento, que fará análise conjunta das ações da Corsan, para fazer um laudo sobre o contrato da empresa, e avaliar o novo estudo da estatal para o futuro investimento em captação. 

A audiência foi solicitada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores, com autoria do vereador Ezequiel Stahl (PTB). 

Olá Jornal